GM irá vender carros 100% autônomos até 2025, diz CEO

Até o presente, porém, GM não apresentou carros autônomos; produção do Cruise Origin, planejada para o fim de 2021, até agora não engrenou
Por Lucas Berredo, editado por André Lucena 06/01/2022 19h41, atualizada em 06/01/2022 20h29
Mary Barra, CEO da GM
Steve Fecht/GM
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A CEO da GM, Mary Barra, disse na última quarta-feira (5), durante seu discurso na CES 2022, que a montadora irá vender carros 100% autônomos para consumidores particulares até o meio da década (ou seja, no mínimo 2025). A executiva não deu mais detalhes sobre o tipo de veículo sem motorista que será vendido pela fabricante americana, nem o mercado-alvo.

Barra aproveitou ainda para destacar o trabalho da Cruise, subsidiária da General Motors que planeja ser pioneira no serviço de robotáxis.

“Estamos em busca de oportunidades para estender a tecnologia de veículos 100% autônomos para o transporte pessoal com a segurança e a qualidade que nossos consumidores esperam”, disse a executiva. “GM e Cruise estão ganhando conhecimento tecnológico e experiência e trabalhando para ser a empresa mais rápida a ter carros autônomos pessoais no varejo. Na verdade, pretendemos entregar nossos primeiros carros autônomos pessoais já no meio desta década.”

Esta não é a primeira vez que Barra fala sobre a GM vender carros autônomos para consumidores particulares. Em maio de 2021, a executiva disse, durante videochamada da fabricante, que estava aventando a ideia de vender veículos pessoais sem motorista, aproveitando a tecnologia da Cruise. À época, no entanto, ela estipulara que a venda seria possível por volta de 2030 e não 2025.

Cruise Origin, um dos carros autônomos planejados pela GM
Cruise Origin: produção até agora nao começou (Cruise/Divulgação)

Previsões desastradas

O discurso de Barra pode trazer uma pressão inesperada para a GM, que recentemente prometeu prazos de lançamento e não cumpriu. O exemplo mais destacado é o da Cruise, que queria lançar até o fim de 2019 um serviço de robotáxis em alta escala em San Francisco (EUA), o que nunca aconteceu. Agora, a empresa de carros autônomos diz planejar o lançamento para esse ano.

Outra falsa largada foi o carro elétrico Origin, cuja linha de produção começaria no fim de 2021, mas até o presente segue em espera. O Cruise Origin é um veículo autônomo sem pedais de freio e volante.

Via The Verge

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.