A empresa Sleep Number apresentou, durante a CES 2022, a nova versão da sua cama inteligente – chamada Sleep Number 360º -, que promete amplas melhorias à qualidade de sono de seus usuários, por meio de uma série de sensores com funções adaptativas que são acionadas conforme o “cochilo” é tirado.

Uma das novidades mostradas pela empresa é o monitoramento ativo de temperatura corporal, que analisa o volume de calor em excesso ou em falta no seu corpo e, automaticamente, ajusta a temperatura do colchão para lhe aquecer ou esfriar de acordo.

publicidade

Leia também

Cama inteligente da Sleep Number consegue se adaptar a necessidade de diversos perfis de usuário, desde aqueles que roncam por problemas respiratórios, até mulheres grávidas ou pessoas com lesões
Cama inteligente da Sleep Number consegue se adaptar a necessidade de diversos perfis de usuário, desde aqueles que roncam por problemas respiratórios, até mulheres grávidas ou pessoas com lesões (Imagem: Sleep Number/Divulgação)

A ideia por trás do novo modelo é justamente o de mostrar a sua capacidade adaptativa. Para isso, algumas funções já conhecidas acabaram aprimoradas: a principal é a detecção de roncos – um indício de possível obstrução nas vias respiratórias: no novo modelo, ao detectar o barulho, o colchão pode elevar a posição da cabeça, fazendo com que o usuário mude para uma posição mais confortável e sem soar como uma motocicleta que sobe uma rua dando o infame “corta-giro”.

publicidade

Os muitos sensores da cama também avaliam questões como postura de sono, assegurando que o usuário esteja com as costas devidamente alinhadas e ajustadas, além de oferecer alterações de temperatura de forma isolada – ou seja, se você estiver dormindo com alguém mais “friorento”, o colchão poderá esquentar apenas o lado desta pessoa, mantendo o seu mais fresco.

Outras funções – estas, não tão automatizadas pois dependem de percepção humana – incluem ajustes de elevação para mulheres grávidas ou pessoas com alguma lesão (por exemplo, uma perna machucada que deve ficar elevada por recomendação médica) e até mesmo para facilitar pessoas mais velhas e que tenham dificuldade em sair da cama quando acordam.

publicidade

Finalmente, assim como boa parte das pulseiras fitness e relógios inteligentes, a cama conta com um aplicativo para smartphones, por onde ela cria relatórios de evolução de saúde do sono, mostrando as ações tomadas, os benefícios numéricos e oferecendo orientações para seguir melhorando seu descanso.

O único “porém”: tudo isso ainda vai demorar a chegar – a Sleep Number 360º só deve chegar ao mercado em 2023, com preço sugerido de US$ 1099 (R$ 6243,86).

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!