Máscara “gamer” Zephyr não pode ser classificada como N95

Marina Schnoor11/01/2022 12h47
Razer-Zephyr-Pro-capa
Imagem: Razer/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Para a CES 2022, a Razer anunciou sua máscara Zephyr Pro com amplificador de voz, e inicialmente a companhia disse que a máscara possuia filtros padrão N95 para proteção contra Covid-19, assim como o modelo anterior Zephyr. Bom parece que não é o caso, já que a Razer removeu qualquer menção ao padrão N95 de seu site e outros materiais de marketing.

Como um porta-voz da Razer disse ao site Engadget: “A máscara em si não é um dispositivo médico e não possui certificação de máscara padrão N95. Para evitar qualquer confusão, estamos no processo de remover todas as referências a ‘Filtros Padrão N95’ do nosso material de marketing”.

“A Razer Zephyr não é uma máscara com certificado N95, dispositivo médico, respirador, máscara cirúrgica ou equipamento de proteção individual (EPI), e não deve ser usada em ambientes médicos ou clínicos”, diz um aviso no site da companhia agora. 

A decisão veio depois que a youtuber Naomi Wu postou um fio no Twitter em novembro chamando o marketing da Zephyr de “enganoso”. Wu voltou ao assunto quando a Razer anunciou o modelo Pro na CES 2022

“A Razer entrou em contato comigo e disse que eles planejam remover o marketing de N95 do site da Zephyr. Desculpe mas não, já passamos disso. A mídia rotulou a máscara como N95, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde em todas as redes sociais estão chamando [a Zephyr] de máscara N95”, Wu escreveu sobre a decisão da Razer.

Como Wu explica no fio, “N95” é uma certificação oficial do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA para respiradores que filtram pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar. Essa designação envolve a máscara inteira, não apenas parte dela, como no caso dos supostos filtros da Zephyr. Nem a Zephyr nem a Zephyr Pro aparecem na lista de respiradores aprovados pela agência.

Leia mais:

Mesmo removendo as menções de máscara padrão N95, a Razer afirma que os filtros da Zephyr possuem 95% de eficácia em filtrar partículas do ar e 99% de eficácia contra bactérias. A Zephyr Pro deve ser lançada em algum momento de 2022 e custar US$199 (cerca de R$1.120) com 100 filtros trocáveis.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Marina Schnoor é redator(a) no Olhar Digital