Quem tem veículos registrados no estado de São Paulo já pode consultar os valores referentes ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no aplicativo Poupatempo Digital. Nele, é possível verificar o valor da taxa anual e você também poderá acessar o licenciamento digital. Quem pagar o imposto em cota única terá um desconto de 9%, podendo ser parcelado em cinco vezes, com 5% de desconto. O pagamento começa em fevereiro e o vencimento é estabelecido de acordo com o final da placa. Caminhões e tratores iniciam o pagamento somente em março. 

Prazo estendido 

Em razão dos impactos da pandemia, o governo do estado decidiu prorrogar os prazos de pagamento do IPVA, que poderá ser efetuado por meio do número do Renavam no internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados, que são: 

  • Santander; 
  • Bradesco; 
  • Banco do Brasil; 
  • Safra; 
  • Itaú; 
  • Caixa Econômica Federal. 

Após o pagamento, o documento fica disponível para download e impressão no botão ‘Licenciamento Digital’ do aplicativo. Veja como é fácil manter a documentação do seu veículo em dia. 

Passo a passo para consulta do IPVA 2022

  1. O primeiro passo é você baixar o aplicativo Poupatempo Digital no Play Store ou App Store.
poupatempo digital tutorial

2. O aplicativo pedirá uma senha para realizar o seu cadastro e também que você selecione alguns serviços do governo do estado para serem apresentados na página principal.

publicidade

3. Em seguida, o aplicativo estará disponível pra consulta.

Poupatempo tutorial

4. Clique no botão ‘IPVA 2022 Consulte os valores’

5. Aí é só tocar no botão “+” para incluir o número da placa e Renavam do seu veículo, como mostra a imagem abaixo:

6. Prontinho! Você saberá os prazos de pagamento do IPVA.

Aprenda como fazer o licenciamento do seu veículo no app

O aplicativo Poupatempo Digital também disponibiliza inúmeros serviços referentes ao seu carro, moto, caminhão ou trator. É possível fazer transferências, licenciamento e também gerar o boleto para o pagamento do IPVA 2022. Veja abaixo o passo a passo do licenciamento.

  1. No aplicativo, clique no botão Serviços, que fica na parte inferior, do lado direito da tela do seu celular.

2. Vão aparecer vários serviços. Clique em Veículos.

3. Em seguida, uma página com inúmeros serviços do Detran estará aberta na tela do seu computador. Clique em Licenciamento Digital CRLV-e.

4. Com o número da placa e do Renavam do seu veículo, você poderá baixar o boleto, inclusive há a opção com os bancos que estão autorizados a receber.

5. Aí é só pagar e rodar tranquilamente. Fácil, rápido e totalmente seguro.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!