Um dos recursos disponíveis na Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a possibilidade de consultar infrações pelo aplicativo. Além de mais prático, essa funcionalidade pode permitir que os motoristas consigam até obter descontos dependendo do caso.

Acompanhe no nosso guia abaixo como é simples conferir mais detalhes sobre multas de trânsito pelo app da CDT.

publicidade

Consultar infrações no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

1. Primeiro, abra o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e faça o login na sua conta cadastrada na plataforma gov.br digitando CPF, senha e tocando em ‘Entrar’.

2. Na tela inicial do app, assim como no exemplo abaixo, toque na opção ‘Infrações’. Na próxima tela, acesse a opção ‘Por Veículo’ e em seguida selecione o seu carro conforme o número da placa e os outros dados apresentados.

publicidade
Como consultar infrações pela Carteira Digital de Trânsito
Imagem: Denatran/Reprodução

3. Em seguida, você verá que o sistema divide as multas em três categorias: ‘Vencidas’, ‘A Vencer’ e ‘Pagas’. Para obter mais informações, toque em qualquer uma delas. No exemplo abaixo, foi acessado a última, em que o condutor deixou de usar o cinto de segurança.

Como consultar infrações pela Carteira Digital de Trânsito
Imagem: Denatran/Reprodução

4. Vale destacar que aplicativo da CDT apresenta todas as informações sobre a multa, como o status da infração (no exemplo abaixo ‘Vencida’), motivo, data, hora, valor, dentre outras.

publicidade

Se a ideia é encontrar dados mais específicos, como ‘Data Término para a Apresentação da Defesa de Autuação’, ‘Data da Notificação da Penalidade’, ‘Data Término para Apresentação de Recurso’ e ‘Data do Vencimento do Desconto’, vá arrastando a tela do seu smartphone para cima.

Imagem: Denatran/Reprodução

5. No rodapé da tela, também são apresentados alguns botões como o ‘Solicitar Boleto’, por exemplo. Por aqui, arraste com o dedo para a esquerda para visualizar o restante das opções. Caso seja necessário, o condutor também pode solicitar um arquivo em formato PDF contendo todos os detalhes de uma multa tocando em ‘PDF da Infração’.

publicidade

Pronto! Agora você já está por dentro de como é fácil consultar multas de trânsito por meio do aplicativo da CDT. Vale ressaltar ainda que o próprio sistema também envia notificações para o celular do motorista em caso de infração.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!