Mantendo a promessa de entregar o Android 12 em janeiro de 2022, a Samsung começou a disponibilizar o novo sistema operacional móvel do Google para o dobrável Galaxy Z Flip 3 vendido no Brasil. A atualização entrega a One UI 4 e as principais mudanças já anunciadas para ela, como melhorias para privacidade e temas dinâmicos.

Se você tem um Galaxy Z Flip 3, saiba que o Android 12 já pode ser baixado pela ferramenta de atualização de software do próprio aparelho, mesmo em modelos vendidos oficialmente no Brasil. O novo sistema operacional já vem chegando aos poucos para outros celulares topo de linha da fabricante asiática, como é o caso do Galaxy S21, incluindo as variantes S21+ e S21 Ultra.

Leia também

Galaxy Z Flip 3 com Android 12 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Z Flip 3 com Android 12 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

De forma resumida, as mudanças neste novo Android 12 para o Galaxy Z Flip 3 são tímidas e funcionam mais como um refinamento para o que já existe no aparelho. Na parte estética, os widgets passam a utilizar cantos arredondados e vários elementos do sistema operacional, indo até mesmo para os ícones, podem mudar de cor com o objetivo de alinhar com o tom utilizado pelo papel de parede – seja ele qual for.

publicidade

Novas opções de privacidade passam a ter destaque dentro do menu de ajustes do aparelho, incluindo a possibilidade de escolher se a localização do Galaxy Z Flip 3 será precisa ou não para cada aplicativo. Outra novidade é um alerta visual para quando algum programa está utilizando o microfone ou a câmera do celular.

Atualização do Android 12 para o Galaxy Z Flip 3 (Imagem: reprodução)
Atualização do Android 12 para o Galaxy Z Flip 3 (Imagem: reprodução)

Android 12 já deu problemas no Galaxy Z Flip 3

A atualização para o Galaxy Z Flip 3 receber o Android 12, sob a One UI 4, já estava alinhada com a Samsung desde o começo de dezembro passado. Alguns problemas detectados pelos usuários fizeram a empresa coreana mudar de ideia, pausar a distribuição do novo firmware e arrumar a bagunça.

Outro dobrável da empresa passou pelo mesmo processo: o Galaxy Z Fold 3. Neste modelo o update voltou a ser entregue para os brasileiros mais recentemente.

Como instalar o Android 12 no Galaxy Z Flip 3

Se você quer instalar o Android 12 neste momento, siga estes passos:

  1. Abra o menu de configurações
  2. Toque em “Atualizações de software”
  3. Toque em “Baixar e instalar”

O download será feito pela ferramenta e a instalação ocorrerá automaticamente. Também é possível esperar a notificação do Android sugerindo o update, que deve aparecer em breve para todos os usuários. Neste caso basta tocar na mensagem e seguir as instruções.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!