Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Tesla fechou um acordo com uma empresa australiana para o recebimento de minério de grafite em busca de se tornar menos dependente da China. A empresa de Elon Musk assinou um acordo com a Syrah Resources, que opera uma das maiores minas do mundo em Moçambique. É uma parceria única entre um fabricante de veículos elétricos e um produtor do mineral essencial para as baterias de íon-lítio.
Ofertas
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 979,90
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 392,00
Com o acordo, a Tesla comprará o material da planta de processamento da empresa em Vidalia, Louisiana, nos Estados Unidos, que recebe o grafite da mina em Balama, no país africano. A montadora elétrica com sede em Austin, no Texas, planeja comprar 80% do que a planta produz – 8.000 toneladas de grafite por ano – a partir de 2025.
A montadora quer aumentar a capacidade de fabricar suas próprias baterias para reduzir a dependência da China, que domina os mercados globais de grafite. Ao produzir os componentes nos Estados Unidos, a Tesla vai reduzir tensões causadas pelas minas chinesas, que não atendem requisitos de preservação ao meio ambiente. Além disso, autoridades chinesas são acusadas de trabalho forçado e outros abusos de direitos humanos contra minorias étnicas majoritariamente muçulmanas.

A indústria de baterias sofreu com escassez de grafite nos últimos meses. Esse mineral é importante porque armazena lítio até que seja necessário gerar eletricidade, dividindo-se em íons e elétrons carregados.
A Tesla está fabricando quase um milhão de carros elétricos por ano, e obter baterias suficientes é a maior preocupação da empresa. O acordo com a Syrah é parte de um esforço mais amplo da montadora para garantir matérias-primas relativamente escassas para baterias, já que a demanda por veículos elétricos deve crescer.
- Tesla decide adiar produção da Cybertruck para 2023
- Tesla vai dobrar a produção em 2022, diz analista
- Tesla decide bloquear videogame enquanto os carros estiverem em movimento
Por fim, é improvável que o novo acordo da Tesla irrite o governo chinês, já que a China tem muitos mercados para seu grafite, incluindo o aumento da produção doméstica de veículos elétricos. No entanto, o país asiático é o maior mercado global da montadora, que tem uma fábrica gigante perto de Xangai e vende cerca de 450.000 veículos por ano.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!