Segundo alguns cidadãos indianos, a “reencarnação do deus Shiva” chegou ao país. É o que eles dizem sobre uma bezerra de três olhos e quatro narinas que nasceu em uma fazenda em Chhattisgarh, a aproximadamente 1,2 mil quilômetros (km) da capital Nova Déli.

A fêmea nasceu em uma pequena fazenda pertencente a Hemant Chandel, que viu o número de visitantes de sua casa aumentar consideravelmente, graças às filas que se formaram por pessoas que apareceram para idolatrar a pequena bovina, levando a ela oferendas como coco e coroas florais.

publicidade

Leia também

Segundo veterinários, a condição da bezerra resulta de um desequilíbrio hormonal ocorrido quando ela era ainda um embrião. O problema, segundo falou o especialista Tarum Hanteke à agência de notícias local ANI, é que essas deformidades trazem um impacto intenso na saúde do animal. “Isso pode fazer ela se deteriorar muito rápido. Nestes casos, o animal não sobrevive muito tempo – alguns vivem por seis meses, outros aguentam dois anos e tem quem morra em 10 ou 15 dias”.

publicidade

Os pedidos de cuidado clínico também formam a maioria dos comentários nas redes sociais, onde imagens da bezerra de três olhos viralizaram. Pelo Twitter, muitos perfis afirmam que a adoração é resquício de uma “fé cega” e que as deformidades devem ser olhadas e cuidadas por especialistas.

Até o momento, contudo, não parece haver qualquer risco: análises clínicas já realizadas indicam que a bezerra está em boa saúde, inclusive tendo um perfil mais brincalhão.

publicidade

A adoração vem de uma similaridade compartilhada com o deus Shiva, uma das maiores figuras do Hinduísmo — a maior divindade da corrente religiosa conhecida como “Shivaísmo” — que representa a morte e o tempo. Junto de Brahma (deus da música e das canções) e Vishnu (responsável pela sustentação do universo), Shiva forma o “Trimurti”, um triunvirato de divindades essenciais à vida segundo a religião hindu.

Em muitas representações artísticas, Shiva é exibido como tendo um tipo de cristal na testa — reconhecido por muitos seguidores como um “terceiro olho”. Aliado ao fato de que vacas e bois são venerados pelo Hinduísmo — que comparam os bezerros ao nascer do Sol — há de se entender o motivo da adoração da bezerra de três olhos. O deus Krishna é comumente representado como tendo uma vaca o acompanhando a todo tempo.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!