A From Software, desenvolvedora da série Dark Souls, desligou todos os servidores do jogo na manhã do domingo (23) para investigar uma possível invasão hacker. De acordo com informações do Gamespot, uma execução de código remoto (RCE) foi encontrado em Dark Souls 3 e pode comprometer os dados de jogadores de PC, já que o acesso pode dar o controle do computador para outra pessoa.

Dark Souls: servidores são desligados após falha de segurança e exposição de dados. Dark Souls: Remastered/Reprodução PlayStation
Dark Souls: servidores são desligados após falha de segurança e exposição de dados. Dark Souls: Remastered/Reprodução PlayStation

A possibilidade de acesso foi apontada por um jogador, que enviou um relatório à empresa mostrando como realizar o procedimento. A vulnerabilidade também coloca Dark Souls1, 2 e Elden Ring – que ainda será lançado – em risco, assim, a companhia decidiu desligar os servidores PvP para PC durante a investigação.

Leia mais!

Via Twitter, a página oficial do jogo explicou o ocorrido e se desculpou com os jogadores.

publicidade

“Servidores PvP para Dark Souls 2 e 3 e Dark Souls: Remastered foram temporariamente desativados para permitir que a equipe investigue relatórios recentes de um problema com serviços online. Servidores para Dark Souls: PtDE se juntará a eles em breve. Pedimos desculpas por esta inconveniência”, escreveu a equipe responsável.

O erro está sendo considerado como um ‘exploit’, ou seja, um pedaço de software ou sequência de comandos que tiram vantagem de um defeito ou falha a fim de causar comportamentos imprevistos em aparelhos eletrônicos. Apesar de grave, aparentemente o recurso não foi utilizado para fins criminais, como o roubo de dados – mesmo o risco existindo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!