Um artigo publicado na revista científica ZooKeys descreve a descoberta de uma nova espécie de sapo que foi encontrada na Reserva Natural Privada Chucantí, no Panamá. O anfíbio recebeu o nome de Pristimantis gretathunbergae, em homenagem à jovem ativista sueca Greta Thunberg, conhecida mundialmente por seus esforços na luta contra as mudanças climáticas.

Liderada pelos cientistas Abel Batista, do Panamá, e Konrad Mebert, da Suíça, a equipe internacional de biólogos responsável pelo estudo diz que o animal pode medir até cerca de 46 milímetros de comprimento, tem focinho curto e arredondado, além de grandes olhos pretos. Seu corpo tem uma coloração olivácea, matizada por tons avermelhados ou amarelados no dorso. Os olhos negros são uma característica única entre os sapos localizados da América Central e seus parentes mais próximos no Noroeste da Colômbia.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Panamá, a nova espécie vive num habitat severamente fragmentado e altamente ameaçado pelo rápido desmatamento para atividades agrícolas.
Leia mais:
- Pesquisadores correm para desvendar o mistério de sapos mortos na Austrália
- Sapo que “brilha”: nova espécie na cor laranja é encontrada no Brasil
- “Sapo zumbi” e outras duas espécies são descobertas na Amazônia
Ainda segundo a pasta, a região do Cerro Chucantí já perdeu mais de 30% de sua cobertura florestal nos últimos anos, num contexto intimamente ligado às mudanças climáticas, já que o aumento das temperaturas destruiria seu minúsculo habitat nas montanhas.
Conforme destaca a revista Época, outra ameaça é representada pelo mortal fungo quitrídio. Por isso, a conservação do hábitat desta nova espécie, popularmente chamada de rã-greta-thunberg, é essencial para garantir a sua sobrevivência.
Como foi escolhido o nome de Greta Thunberg para o sapo
Ainda segundo o Ministério do Meio Ambiente panamenho, o Rainforest Trust — organização ambiental sem fins lucrativos focada na compra e proteção de terras tropicais para conservar estrategicamente espécies ameaçadas — comemorou seu 30º aniversário em 2018 por meio de um leilão em que ofereceu os direitos de nomear algumas espécies novas para a ciência. Assim, os recursos arrecadados beneficiariam a conservação das espécies recém-descobertas.
O vencedor do leilão então propôs homenagear Greta Thunberg ao nomear a nova rã, levando-se em conta que sua “Greve Escolar pela Ação Climática” perante o Parlamento Sueco “inspirou estudantes de todo o mundo a realizar greves semelhantes chamadas Sextas-Feiras pelo Futuro”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!