Por Lauro Lam, editado por Layse Ventura 25/01/2022 17h01, atualizada em 03/03/2022 15h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Relatório da empresa de consultoria global, Elifegroup, mostra que o site de hospedagens booking.com é o melhor avaliado entre todas as marcas pesquisas nos segmentos de aplicativos e e-commerces do Brasil. Foram avaliados 100 apps para Android e iOS, com foco na gestão de atendimento, tendo como base a plataforma de monitoramento Buzzmonitor. Diante de todas as marcas avaliadas, a booking.com ficou com notas superiores a 90 tanto para usuários do Android quanto para quem utiliza o iOS. 

Dinâmica da avaliação 

O estudo da Elifegroup considerou 2 milhões de reviews realizados nas 20 maiores lojas de e-commerce do Brasil, analisando ainda as avaliações na Google Play, App Store e Shopee. 

Em segundo lugar no número de reviews ficou o Mercado Livre, com 600 mil avaliações, mas com um score não tão positivo no App Store, onde a marca atingiu apenas 63 dos 100 pontos. 

Além da baixa performance entre os usuários da Apple, o índice de respostas geral nas lojas de aplicativos foi baixo para a marca, com apenas 1% das manifestações atendidas. 

Imagem mostra uma mão segurando um smartphone, na tela aparece o logotipo do e-commerce Shopee. Ao fundo há uma mãe digitando algo em um teclado de notebook.
No quesito e-commerce, lideram o ranking Shopee e AliExpress, com 68% do volume das avaliações registradas pelo relatório da Elifegroup. Crédito: shutter_o/Shutterstock.com

Shopee e AliExpress dominam e-commerce 

Entre os aplicativos de e-commerce mais populares no Brasil, segundo a pesquisa, se destacam Shopee e AliExpress. Ambos representaram 68% do volume das avaliações. 

Entre os usuários mais exigentes, estão os do sistema operacional iOS, que destinaram média 63 para os aplicativos utilizados na Apple. Nessa avaliação, o booking.com também ficou em primeiro lugar, com 96 pontos, seguido pelo AliExpress, que registrou 95 pontos. Já o Google Play teve um score médio de 79, fato que demonstra maior satisfação entre seus usuários. 

Além disso, o relatório da Buzzmonitor mostra que os usuários do Google Play são mais ativos em comparação aos da App Store, pois o número de reviews representa 96% do total coletado. 

Leia mais:

Mercado Livre e Shopee entre os mais populares

Entre os aplicativos mais populares, destacam-se o Mercado Livre e Shopee. Ambos tiveram um volume de comentários de 69%. 

Cerca de 75% das marcas têm uma velocidade de atendimento de até 24 horas. Também se destaca positivamente no atendimento a usuários o app da Droga Raia, que responde a 74% dos reviews recebidos, ficando em terceiro lugar no ranqueamento geral de atendimento. 

Ao todo, o estudo analisou os apps das 20 maiores lojas virtuais do Brasil, que englobam players como: Dafiti, Hurb, KaBuM!, AliExpress, Amazon, Americanas, Booking.com, Casas Bahia, Droga Raia, Elo7, Extra, Lojas Renner, Magalu, Mercado Livre, Netshoes, Ponto Frio, Qconcursos, Shopee, Shoptime e Submarino.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lauro Lam é redator(a) no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.