Um bebê de sete meses acabou tomando uma superdosagem seis vezes maior do que a usada em adultos por engano da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. A criança deveria ser imunizada com a Pentavalente, que previne doenças como hepatite e tétano, mas por conta de um erro recebeu o produto contra o coronavírus. O caso aconteceu em Altinópolis, no interior de São Paulo.

De acordo com a RecordTV, o erro ocorreu no dia 17 de janeiro, após a técnica de enfermagem confundir os frascos, que são semelhantes. “No momento parece que cai o chão, a gente fica assustada”, contou a mãe, que não teve a identidade revelada.

A criança passou três dias internada com sintomas leves. Exames detectaram algumas alterações no sangue, que diminuíram com o passar dos dias. A técnica foi afastada de suas funções e vai responder a um processo administrativo. 

Superdosagem da vacina

O vacinologista, Éder Minari, disse em entrevista para o canal que, apesar da superdosagem da vacina, ele acredita que a criança não terá sintomas graves, já que o imunizante passou por testes em crianças de faixa etárias um pouco mais velhas. 

publicidade

Leia mais:

Em nota, a Secretaria de Saúde de Altinópolis informou que segue monitorando a criança e que investiga o caso da superdosagem.  “Toda a ocorrência foi comunicada ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e foi aberto processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem”, diz a nota. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!