Sabe quando você clica na tela do seu smartphone e nada de obter uma resposta? Existem diversas causas para problemas no touchscreen e muitos incômodos podem ser resolvidos com atitudes rápidas e certeiras, como uma simples reinicialização do seu aparelho. Há outras mais sérias que geralmente necessitam de um reparo em uma assistência especializada. O importante é que sempre há uma alternativa para resolver a pendência, ou seja, vale a pena seguir essas cinco dicas que separamos especialmente para você!  

1. Reinicie o dispositivo 

Pode parecer bobagem, mas não é. Ao reiniciar o seu dispositivo, o software faz um procedimento conhecido como ciclo de energia. 

publicidade

Assim, ligando após 10 minutos, muitas vezes pequenos erros são reparados automaticamente, como uma falta de sensibilidade na tela.  

2. Remova a película de vidro  

Muitas vezes, algumas películas de vidro geram problemas na tela e afetam o touchscreen. Caso você esteja enfrentando essa situação, uma boa dica é remover a película, retirando o case de proteção. 

publicidade

Em muitos casos, essa iniciativa funciona e o touchscreen volta a funcionar. É importante ter cautela na remoção. Uma paleta de violão ajuda no procedimento. 

3. Verifique o uso da memória RAM 

Android 

A capacidade de resposta do touch depende em grande escala da memória do dispositivo. Por isso, se o seu smartphone estiver com a memória lotada, é bem provável que ocorram problemas com o touchscreen. Veja como liberar espaço no seu aparelho. 

publicidade

Passo a passo para liberar espaço na memória RAM 

  1. Clique em configurações

2. Acesse o botão Assistência do aparelho e bateria. Vá em memória.

publicidade

3. Aí você pode limpar cada aplicativo existente no seu aparelho, um por um.

4. Em cada aplicativo, clique em forçar parada, como mostra a imagem abaixo.

iOS

1. Clique em ajustes e vá ao botão Acessibilidade.

2. Clique no botão Toque

3. Em seguida, acesse AssistiveTouch

4. Ative o botão

5. Depois, volte para a tela inicial e vá em Ajustes, Geral e clique em Desligar.

Prontinho! Dessa maneira, a sua memória RAM terá espaço liberado, podendo ser uma solução para fazer o touchscreen voltar a funcionar.

4. Verifique o carregador

Quem utiliza carregadores falsificados corre um sério risco de danificar a sensibilidade da tela, principalmente no momento em que o aparelho estiver conectado na tomada.

Isso acontece porque a voltagem ou amperagem podem ser diferentes, trazendo problemas na tela sensível ao toque. A dica é remover o carregador e sempre priorizar acessórios originais.

5. Teste os pontos de contato

Sabendo-se que existem vários pontos de contato em uma tela touch, a dica é testá-los em diferentes áreas da tela do seu aparelho, com foco nas possíveis que estejam defeituosas.

Para isso, vale a pena instalar aplicativos que ajudam nesse teste. No Android, o Multi Touch Test é bem útil, enquanto no iOS recomendamos o Touchscreem Test. Caso nenhuma das possibilidades acima dê resultado, é hora de levar o seu smartphone a uma assistência técnica autorizada.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!