Pedidos de remoção de conteúdo no Twitter por governos bate recorde

Lucas Soares26/01/2022 23h37, atualizada em 27/01/2022 09h26
Conteúdos proibidos do Facebook
M-SUR/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Twitter registrou recorde de solicitações de remoção de conteúdo por partes de governos do mundo inteiro. A rede social revelou que na última terça-feira (25) que nunca houve tanta demanda como entre janeiro e junho deste ano.

No total foram 43.387 pedidos oficiais de posts envolvendo mais de 196 mil contas. A empresa informou ainda que aceitou totalmente ou parcialmente cerca de 54% das solicitações, que incluem ainda pedidos judiciais e processos.

Leia também!

Twitter e os pedidos de remoção

Cerca de 95% dos requerimentos vêm de apenas 5 países, são eles: Japão, Rússia, Índia, Turquia e Coreia do Sul. Lembrando que em países como a China e a Coreia do Norte a rede social já é bloqueada.

No Brasil, o governo pediu  141 remoções de conteúdo de 472 contas entre janeiro e junho de 2021. O número é menor que no ano anterior, quando 288 solicitações foram feitas para 1.086 contas.

“Estamos enfrentando desafios sem precedentes à medida que governos de todo o mundo tentam cada vez mais intervir e remover conteúdo”, disse Sinead McSweeney, vice-presidente de políticas públicas globais e filantropia do Twitter. 

“Esta ameaça à privacidade e à liberdade de expressão é uma tendência profundamente preocupante que requer toda a nossa atenção”, completou ainda a executiva.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.