A Renault anunciou nesta quinta-feira (27) que vai lançar a versão elétrica da van Master, a Master E-Tech, no Brasil. As entregas começarão no segundo semestre deste ano e integram o plano de eletrificação da montadora para o país. Ainda não há informação sobre preços da nova van.
Por enquanto, a Renault não deu os detalhes técnicos da Master E-Tech, como trem de força e autonomia. No Brasil, a versão elétrica da van se juntará a outros modelos da fabricante movidos a bateria, como o Zoe, Twizzy e Kangoo. Segundo a Renault, já são mais de 500 veículos elétricos da montadora em circulação no país. Destes, porém, somente a Zoe está disponível para o consumidor comum.
A versão elétrica da Renault Master vendida na Europa conta com autonomia de 185 km e tempo de recarga de aproximadamente 4 horas e meia em um carregador rápido. O motor elétrico R75 — o mesmo da Zoe — entrega 76 cavalos de potência e 22,9 kgfm de torque, com transmissão automática sem mudança de marchas. Por lá, a van está disponível em três tipos de comprimento, podendo transportar até 1.700 kg de carga. A Master ainda vem equipada com sistema multimídia R-Link Evolution, que traz navegação conectada e controle de voz adaptativo.
Modelo a gasolina vem com interior mais ergonômico e novo quadro de instrumentos
Além da versão elétrica, a Renault anunciou, nesta semana, a linha 2023 da Master padrão, que traz novo design frontal, mudanças internas para ampliar o conforto e uma nova geração de motor 2.3 dCi turbo.
Externamente, o visual dianteiro da Renault Master agora é mais robusto, com faróis em formato de C e capô mais alto e marcante. Já por dentro, o carro tem um novo quadro de instrumentos, com tela de 3,5” de TFT para abrigar funções de computador de bordo e central multimídia de 7” que permite conectividade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto.
Mais potente do que a versão anterior, o novo motor 2.3 dCi turbo entrega 136 cavalos de potência a 3.500 rpm e 36,7 kgfm de torque. De acordo com a Renault, por conta do aprimoramento no propulsor, o modelo ficou até 30% mais econômico no uso urbano.
A nova Master estará disponível em quatro configurações: Furgão, Chassi, Vitré e Minibus. A versão Chassi Cabine custa R$ 187.600, enquanto a Furgão será vendida em três tipos de comprimento — L1 (R$ 207.900), L2 (R$ 216.000) e L3 (R$ 221.000). A Vitré sai por R$ 225.600 e a Minibus Executive, configuração mais premium, por R$ 281.300.
Imagem: Renault Portugal/Divulgação
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