As companhias Universal Music Group, Twitch e Amazon Music anunciaram uma expansão nos acordos entre as partes para trazer novidades no mundo da música.

De acordo com o anúncio, os acordos levarão aos consumidores acesso melhorado a alguns dos melhores conteúdos de alguns dos conteúdos mais populares na Amazon, incluindo transmissões ao vivo, áudio espacial e de alta qualidade, mercadorias de artistas e experiências exclusivas com o rol de artistas da Universal Music ao redor do mundo.

publicidade

Twitch e Universal Music também trabalharão em novas oportunidades inovadoras para artistas e marcas interagirem comercialmente e criativamente com os fãs e também com novas audiências.

Esse acordo é mais um movimento na tentativa de quebrar o gelo entre o Twitch, que foi adquirido pela Amazon em 2014 por US$ 970 milhões, e a indústria musical, que por meio de grupos comerciais acusou em 2020 o serviço de transmissões a vivo pelo uso de música licenciada, fato que o Twitch nega acontecer. Desde então, o serviço vem trabalhando para reduzir essas tensões, e esse acordo é um grande passo nessa direção.

Com os acordos, os assinantes do Amazon Music Unlimited terão poderão transmitir mais música em HD, Ultra HD e áudio espacial do catálogo da Universal Music. As duas companhias também vão continuar trabalhando juntas para permitir que os fãs comprem produtos de artistas diretamente do aplicativo da Amazon Music.

Por outro lado, o Twitch aceitou fornecer oportunidades comerciais à Universal Music e seus artistas, para engajar diretamente com os fãs. A Universal Music vai fomentar a criação de canais de artistas e selos no Twitch e trabalhar diretamente com o serviço para a produção de recursos e experiência de artistas, além de outros conteúdos baseados em música, especificamente para o Twitch.

Leia mais:

Sobre os acordos, o VPE de estratégia digital da Universal Music, Michael Nash, comentou: “Com a amplitude de seus serviços e produtos de música e seu foco dedicado em clientes e criadores, a Amazon Music e o Twitch são excelentes colaboradores estratégicos, comprometidos em criar as melhores e mais diversas experiências para os fãs em streaming de música, streaming ao vivo, colaborações de artistas e mercadoria física.”

A chefe de música do Twitch, Tracy Chan, também falou sobre os acordos: “O Twitch incorpora uma cultura que prioriza o criador, incluindo o empoderamento de músicos. Agora, mais do que nunca, estamos empolgados em trabalhar com a UMG em um esforço para ampliar ainda mais o escopo de ferramentas disponíveis para seus artistas se envolverem com os fãs, além de fornecer novos caminhos para que seus artistas ganhem uma renda significativa enquanto transmitem no Twitch.”

Por fim, o VP de Música da Amazon, Steve Boom, adicionou: “A UMG tem sido um colaborador estratégico para nós, à medida que continuamos a evoluir nosso serviço e a oferecer aos nossos clientes ainda mais maneiras de se envolver com seus artistas favoritos e descobrir novas músicas. Com esses acordos, estamos fortalecendo e expandindo como podemos continuar trabalhando juntos para proporcionar experiências únicas e exclusivas e criar ainda mais conteúdo para os ouvintes.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!