Um ônibus escolar elétrico que funciona como estação de energia para as salas de aula quando em repouso. Essa é a proposta do Type A, modelo lançado pela BYD nos Estados Unidos na última semana.

Com capacidade para acomodar 30 estudantes, o ônibus escolar, além de ser zero emissões, oferece tecnologia V2G, isto é, um conceito que faz o veículo se comportar como recurso de armazenamento energético quando em repouso. O Type A roda ainda até 225 km com uma única carga, apresentando dois tipos de carregamento: 150 kW (recarga rápida DC) e 19,2 kW (recarga monofásica AC).

“A capacidade de carregamento bidirecional do Type A é um divisor de águas”, explica Samuel Kang, chefe de soluções de tecnologia da BYD, em nota. “Os ônibus são carregados durante a noite quando a demanda de energia é baixa, e a energia limpa e livre de emissões é devolvida à sala de aula durante o horário escolar, quando o ônibus está estacionado, mantendo as salas bem iluminadas e os alunos e professores conectados.”

O ônibus escolar elétrico está disponível em três opções de comprimento: 8,1 m, 7,4 m e 6,9 m. O modelo também é equipado com porta traseira para levantar até 362 quilos.

publicidade
Type A, o ônibus escolar elétrico da BYD
Type A roda até 225 km com uma única carga (BYD/Divulgação)

Segurança reforçada

A BYD fez questão de reforçar a segurança, colocando-a como prioridade no projeto do Type A. Recursos de série incluem carroceria de aço, controle eletrônico de estabilidade e sistema de frenagem eletrônico. A bateria também é feita de fosfato de ferro e lítio, que é considerada a mais segura e confiável na indústria de veículos elétricos.

Um recurso interessante é o Predictive Stop Arm, uma camada adicional de proteção no ônibus escolar elétrico que monitora o tráfego na rua e notifica os alunos quando é seguro atravessar. Além disso, os ônibus trazem cintos de ombro de três pontos, assentos infantis integrados e sistemas de retenção portáteis.

A BYD não divulgou os preços do Type A. Também não há previsão de quando o ônibus escolar elétrico entrará em operação nos EUA.

Via AutoEvolution

Imagem: BYD/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!