Após a grande movimentação no mercado de games com o anúncio da Microsoft adquirindo a Activision Blizzard, agora é a vez da Sony. De acordo com o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg – o mesmo a revelar o acordo entre Microsoft e Activision –, a multinacional japonesa dona da PlayStation está comprando a Bungie, desenvolvedora responsável por franquias como Destiny e Halo (esta última agora exclusiva da Microsoft).

A Sony Interactive Entertainment (SIE) e a Bungie fizeram o anúncio oficializando a negociação entre as empresas. O valor da aquisição foi de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 19 bilhões na cotação atual).

publicidade

“Estamos empolgados em anunciar que a Sony Interactive Entertainment firmou um acordo para adquirir a Bungie, que trará um dos maiores estúdios de desenvolvimento do mundo para a família PlayStation. A Bungie criou duas das franquias mais icônicas dos jogos, Halo e Destiny, e tem profunda experiência em trazer experiências imersivas incríveis em grande escala para a comunidade por meio de jogos que evoluem e se desenvolvem ao longo do tempo, e tem um roteiro extremamente impressionante para conteúdo futuro. É essa experiência, juntamente com a comunidade PlayStation altamente engajada, que torna essa parceria uma adição incrivelmente empolgante”, disse o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, em comunicado oficial.

Jim Ryan: PlayStation está comprometida a ter mais cross-play
Sony anuncia compra da Bungie, desenvolvedora de Destiny. Imagem: Jim Ryan/Divulgação/Sony Interactive Entertainment

Leia mais!

publicidade

O negócio fará com que a Bungie seja “uma subsidiária independente” da SIE. Segundo a Sony, apesar da fusão entre as empresas, a companhia continuará sendo um estúdio multiplataforma, com a opção de “publicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”, ou seja, tendo a liberdade de distribuir os jogos em outras plataformas, como o Xbox, da concorrente Microsoft.

Ainda de acordo com Schreier, funcionários da Bungie souberam da venda somente nesta segunda-feira (31), já que a negociação corria em segredo. A Bungie foi fundada em maio de 1991 em Chicago, Illinois, por Alex Seropian e Jason Jones. A empresa pertenceu à Microsoft de 2000 a 2007, época em que Halo foi desenvolvido exclusivamente para Xbox. Em 2007, voltou a ser independente e assinou com a Activision, que resultou na criação de Destiny.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!