O grupo Daimler, dono das marcas Mercedes-Benz e Smart e detentor de participação na Daimler Truck, Denza e Baic Motor, mudou de nome. A partir desta terça-feira (1º), passa a ser chamado de Mercedes-Benz Group, sua principal marca de automóveis.

A opção pelo nome da fabricante de carros é estratégica. Com a renomeação, diz o presidente da empresa, Ola Kallenius, a companhia esclarece onde “enxerga seu núcleo” de ação. Isto é, a meta de “construir os automóveis mais desejáveis do mundo”.

publicidade

“A estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro: mudar o presente para melhorá-lo. Queremos continuar o legado dos nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e software de veículos”, acrescenta o executivo, em nota divulgada nesta terça.

Após a renomeação, a Mercedes-Benz fechou em alta de 0,33% na Bolsa de Frankfurt (Alemanha). Atualmente, o conglomerado é o quinto maior do mundo em capitalização de mercado na indústria automotiva.

publicidade

De Daimler-Benz a Mercedes-Benz

O grupo Mercedes-Benz nasceu em maio de 1926 da fusão entre duas empresas: a Daimler, fundada em 1890 e sediada em Stuttgart, e a Benz, datada de 1883 e com sede em Mannheim. Da parceria, à época chamada de Daimler-Benz, nasceu o carro Mercedes-Benz, batizado assim em homenagem a um dos mais populares modelos da Daimler, feito em 1900.

Em 1998, o conglomerado alemão comprou a gigante americana Chrysler e mudou de nome para DaimlerChrysler. Seguiu assim até 2007, quando a montadora de Detroit faliu e teve 80% das suas ações vendidas para um fundo de investimentos. Desta forma, o grupo voltou a ser chamado apenas de Daimler, o que ficou em vigor até o último dia 31 de janeiro.

publicidade

Com a mudança de nome, a Daimler Truck, que fabrica os caminhões da Mercedes-Benz, é agora uma empresa independente. O grupo Mercedes-Benz ainda detém uma participação minoritária de 35% na empresa e, dessa porção, cerca de 5% em seus ativos de pensão.

Crédito da imagem principal: Filmbildfabrik/Shutterstock

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!