A Smart apresentou no Salão de Munique, que começou nesta terça-feira (7), seu primeiro modelo SUV: o Concept #1. Este também é o primeiro carro produzido pela empresa alemã desde que teve metade de suas ações vendidas pela Daimler para a montadora chinesa Geely.

O conceito SUV da Smart é, um crossover elétrico compacto com ambições premium e foco em tecnologia avançada, tal como a Genesis GV60, da Hyundai. O carro mede 4,3 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,7 m de altura — uma combinação próxima do crossover elétrico EQA, da empresa mãe Mercedes-Benz.

publicidade

O Concept #1 é também o primeiro EV da Smart desde que a fabricante se tornou, em 2019, uma das únicas empresas associadas da Mercedes a abrir mão dos motores a gasolina.

Visão aérea do novo Concept #1, da Smart
Visão aérea do novo Concept #1: portas terão dobradiças traseiras que se abrem por painéis sensíveis ao toque (Smart/Divulgação)

SUV deve chegar ao mercado em 2023

A entrada da Geely marca uma nova era na Smart. Enquanto a Mercedes cuida do design, a empresa chinesa fará o desenvolvimento do carro.

Pelo visual, o SUV elétrico ainda segue as características de um Smart “padrão”: teto solar panorâmico, leves curvas nas extremidades e bordas pretas na seção inferior da carroceria para enfatizar a pujança do veículo.

De acordo com a empresa alemã, as rodas de 21” afastadas para os cantos do carro e a distância entre-eixos de 2,8 m também permitem um interior “extremamente espaçoso”, que ganhará um quinto assento na versão de produção. Em vez de maçanetas, as portas com dobradiças traseiras são abertas por painéis de luz sensíveis ao toque.

Espaço interno do Concept #1, da Smart
Espaço interno do Concept #1 (Smart/Divulgação)

Os detalhes técnicos, por sua vez, permanecem em segredo. Os modelos Smart serão construídos sob uma plataforma EV sob medida e desenvolvida pela Geely. A fabricante chinesa promete “o mais alto nível de manuseio dinâmico e segurança passiva”.

O Concept #1 será fabricado na China e deve chegar ao mercado em 2023. Ainda não há previsão de preços para o SUV elétrico da Smart.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!