Ciência e Espaço

Foto da SpaceX mostra dois foguetes Falcon 9 perto de seus lançamentos

A SpaceX publicou, no Twitter, uma imagem que mostra dois foguetes Falcon 9 – um à frente, outro mais ao fundo – às vésperas de seus respectivos lançamentos. O primeiro, mais à frente, está carregando 49 satélites da plataforma de internet Starlink, enquanto o segundo, ao fundo, carrega o satélite italiano Cosmo-SkyMed Second Generation FM2 (CSG-2), lançado na noite desta segunda-feira (31/1). O outro deve sair nesta terça-feira (1/2).

A imagem também serve para mostrar um ponto de relativa confusão entre os mais leigos quando o assunto é lançamento de foguetes: as duas bases onde estão verticalizados os foguetes mostram dois pontos distintos usados pela SpaceX. Ao fundo, vemos a base de Cabo Canaveral, enquanto à frente temos o Centro Espacial Kennedy. Você já leu sobre ambos aqui no Olhar Digital, mas raramente é clara a relativa proximidade entre ambos: a distância entre um e outro é de aproximadamente 15,4 km.

Leia também

Uma segunda foto inverte a orientação dos dois foguetes Falcon 9, colocando o foguete da Starlink ao fundo e o do satélite italiano à frente.

Ambos os foguetes já voaram em outras missões anteriores, e a expectativa é que seus respectivos primeiros estágios voltem a ser utilizados mais vezes. A SpaceX não informou se o pouso deles será feito no Centro Espacial Kennedy ou se eles serão redirecionados ao mar, onde a empresa de Elon Musk utiliza navios-drone para servir de campo de pouso e recolhimento.

Vale lembrar que, além destes dois foguetes, um terceiro Falcon 9 aguarda lançamento, na Base Aérea de Vanderberg da Space Force, na Califórnia. Este terceiro foguete está com a carga chamada “NROL087”, classificada como confidencial. Esta missão será lançada na próxima quarta-feira (2/2), a partir das 17h18 (horário de Brasília).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 2 de fevereiro de 2022 10:30

Compartilhar
Publicado por
Rafael Arbulu