A frota de navios drones da SpaceX acaba de ganhar um novo membro. Nomeado em homenagem à obra do autor de ficção científica Iain M. Banks, o ASOG (“A Shortfall of Gravitas“) foi revelado pelo fundador da empresa no Twitter na última sexta-feira (9).

Segundo Elon Musk, sua nova plataforma flutuante para pouso de foguetes se destaca por funcionar de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de precisar de um rebocador para o transporte até o local de lançamento.

publicidade

A novidade será usada para apoiar os lançamentos do Falcon Heavy e Falcon 9. Vale lembrar que o último, o atual foguete carro-chefe da SpaceX, está sendo usado regularmente para enviar novos satélites do serviço de internet Starlink ao espaço, além do transporte eventual de cargas e astronautas da Nasa para a Estação Espacial Internacional.

Novo navio drone da SpaceX vai apoiar o pouso de foguetes como o Falcon 9 no oceano. Imagem: SpaceX / Elon Musk / Twitter/Reprodução

O ASOG, conforme o reportado por Musk, substituirá outro antigo navio drone da companhia, o “Of Course I Still Love You“), que apoiava os lançamentos da SpaceX desde 2015. Este foi recentemente movido da costa leste para a costa oeste dos EUA, para apoiar lançamentos a partir de bases na Califórnia.

Leia mais:

Por fim, vale destacar que a SpaceX pretende acelerar os lançamentos dos seus satélites Starlink, o que vai exigir cada vez mais suporte de navios drones como o ASOG para capturar componentes reutilizáveis ​​dos foguetes da empresa.

A chegada do novo navio drone também ocorre no momento em que a companhia aerospacial intensifica o seu trabalho em novos protótipos de naves espaciais. Um deles é a Starship, modelo com o qual a SpaceX espera conduzir um teste orbital em breve.

Via: Space

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!