O ator e dublador Isaac Bardavid morreu aos 90 anos de idade, nessa terça-feira (1º) no Rio de Janeiro, vítima de problemas respiratórios.

Isaac Bardavid era um dos grandes nomes da dublagem brasileira, emprestando sua voz icônica a grandes personagens como Wolverine, a quem deu voz em inúmeros filmes e desenhos animados, fechando o ciclo em “Logan”, filme de 2017.

publicidade

Mas não foi apenas o mutante com garras metálicas que foram eternizados com a voz de Bardavid. Ele também dublou personagens como o vilão Esqueleto de “He-Man“, Tigrão de “Ursinho Pooh, Obi-Wan Kenobi em “Star Wars: Uma Nova Esperança”, Bilbo Bolseiro em “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, Odin em “Thor”, o Presidente Snow na saga “Jogos Vorazes”, entre muitos e muitos outros.

Leia mais!

publicidade

A família comunicou a morte de Isaac Bardavid por meio de suas redes sociais:

Além das dublagens, Isaac Bardavid também construiu uma longa carreira como ator, construindo uma lista extensa de trabalhos na televisão brasileira, entre novelas de diversas emissoras e séries. Ele integrou o elenco de grandes novelas como “Irmãos Coragem” (1970), “Escrava Isaura” (1976) e “O Astro” (1977), da Rede Globo. Ele também participou do programa de humor “Zorra Total” e do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Seu último trabalho foi na série “Carcereiros” (2021).

publicidade

De acordo com o relato da família comunicado a morte do ator e dublador, Isaac estava com o quadro hospitalar estável, mas os pulmões pararam de oxigenar o sangue apesar de ele estar intubado, o que causou uma parada cardíaca. “Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele”, reflete o comunicado da família.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!