Quem assina um dos planos pagos nas plataformas Deezer e Spotify conta com a opção de baixar o seu conteúdo favorito para ouvir mais tarde. 

A função permite reproduzir o que já está salvo no seu aparelho mesmo sem conexão com a internet. O que pode ser de grande ajuda em viagens, por exemplo.

Como baixar músicas no Deezer pelo celular?

No caso do Deezer, os planos Deezer Student, Premium, Family e HiFi suportam o recurso. Antes de conseguir ouvir suas músicas offline é preciso baixá-las.

Segundo os termos do serviço, não é possível fazer o download por faixas individuais, a menos que o usuário adicione o conteúdo antes a uma determinada playlist.  

publicidade

1. Para baixar músicas no Deezer, vá até algum álbum ou playlists e toque nos três pontos na lateral superior direita.

2. Em seguida, toque em ‘Download’.

Como ouvir música offline no Deezer e Spotify

Por padrão, o Deezer só faz downloads quando o telefone estiver conectado a uma rede Wi-Fi, uma maneira de evitar gastos extras no seu pacote de dados móveis. 

Você pode modificar esse ajuste se desejar em Configurações (ícone de engrenagem) > Áudio. Depois, role para baixo e ative o botão em destaque para conseguir fazer downloads também por rede móvel.

Como ouvir música offline no Deezer e Spotify

Ativar o modo offline no Deezer

1. Para ligar o modo offline no Deezer, acesse ‘Configurações’ tocando no ícone de engrenagem no canto superior direito.

2. Role até ‘Modo offline’ e toque no botão para ativar o recurso.

Como ouvir música offline no Deezer e Spotify

Por fim, saiba que o Deezer também possui um aplicativo para desktop em que o assinante também pode fazer downloads e ouvir o seu conteúdo favorito mais tarde. Para isso, basta ir até um álbum ou playlist, clicar no ícone de três pontos e depois em ‘Baixar’.

Como ouvir música offline no Deezer e Spotify
Imagem: Captura de tela

Como funciona no Spotify?

Os assinantes do Spotify também podem ouvir as suas músicas favoritas mesmo sem internet. A plataforma, inclusive, permite baixar podcasts na sua versão gratuita.

Nos planos Premium, também é possível baixar álbuns e playlists com uma limitação de até 10 mil músicas por dispositivo em 5 aparelhos diferentes.

Uma dica importante é ficar online pelo menos uma vez a cada 30 dias para manter os seus downloads. Segundo o Spotify, isso é necessário para que a plataforma consiga coletar os dados de uso das faixas para pagar os direitos autorais aos artistas.

Como baixar músicas no Spotify pelo celular

Antes de começar, saiba que o Spotify também não permite baixar músicas individuais. Para fazer isso, você precisa criar e baixar uma playlist inteira.

Para baixar um álbum, por exemplo, basta tocar no ícone de download em destaque.

Como ouvir música offline no Deezer e Spotify
Depois de concluído o download, as faixas ficam salvas na ‘Sua Biblioteca’. Imagem: Captura de tela

Por padrão, também não é possível baixar conteúdo sem uma conexão Wi-Fi. Para permitir o uso dos dados móveis em downloads, toque no ícone de engrenagem na lateral superior direita > ‘Qualidade de áudio’. Na seção ‘Download’, ative a opção ‘Baixar pela rede de celular’. 

Para baixar conteúdo pelo aplicativo para desktop, o processo é basicamente o mesmo, ou seja, basta acessar o álbum ou playlist que deseja salvar e clicar no ícone de download.

Imagem: Captura de tela

Uma dica que vale para ambos os serviços é: verifique antes se existe espaço livre o suficiente nos seus dispositivos para não ter problemas com os downloads.

Ativar o modo offline no Spotify

No modo offline, como dito antes, apenas o conteúdo baixado será tocado. Para ativá-lo no Spotify pelo celular, acesse o menu de configurações pelo ícone de engrenagem > ‘Reprodução’ > ative a opção ‘Offline’.

Com a função ligada, as músicas e podcasts que você não baixou vão aparecer em cinza e não vão estar disponíveis para reprodução.

Por fim, para ativar o recurso no PC, clique nos três pontos na lateral superior esquerda > ‘Arquivo’ > ‘Modo offline’.

Imagem: Captura de tela

Pronto! Agora você já sabe como baixar e ouvir as suas músicas mesmo sem acesso à internet no Deezer e no Spotify.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!