Um dos recursos nativos do iOS é a lista de sugestões de compartilhamento, uma função criada pela Apple para facilitar a escolha de um contato ao compartilhar uma foto ou link, por exemplo.

Essa lista inteligente coloca sempre os últimos contatos que você se comunicou em primeiro plano, o que também inclui as últimas pessoas que conversou no WhatsApp. A premissa é que a probabilidade de enviar algo aos contatos mais recentes é maior.

A questão é: nem sempre essa estratégia funciona. Caso se comunique em algum momento com um desconhecido ou conta comercial, seu atalho ficará por um tempo em destaque como sugestão de compartilhamento. Se outras pessoas tiverem acesso ao seu iPhone, saiba que é possível, inclusive, saber com quem você costuma conversar por meio do recurso.

A boa notícia é que desde o iOS 14, o sistema móvel da Maçã permite desativar por completo as sugestões, ou, se preferir, eliminar individualmente os contatos que não deseje mais ver por ali.

publicidade

Removendo sugestões de contato individualmente

Você pode remover manualmente os contatos da linha de sugestões de compartilhamento. Para isso, basta segurar com o dedo acima de um dos ícones até aparecer, como no exemplo abaixo, o botão “Sugerir Menos”. Toque nele para confirmar a sua solicitação.

Desativar as sugestões de contato em compartilhamentos no iPhone
Sempre que fizer isso, a foto do contato em questão desaparecerá da lista de sugestões. Imagem: Captura de tela

Desativar as sugestões de contatos em compartilhamentos

Caso o seu dispositivo rode o iOS 14 ou posterior, é possível desativar o recurso por completo.

1. Para isso, acesse Ajustes > Siri e Busca

2. No menu, desative a opção ‘Mostrar ao Compartilhar’ (ou ‘Sugestões ao Compartilhar’, dependendo da versão do iOS).

Desativar as sugestões de contato em compartilhamentos no iPhone

No fim, após desligar o recurso, o seu menu de compartilhamento ficará assim:

Desativar as sugestões de contato em compartilhamentos no iPhone

Pronto! Agora você já sabe como alterar ou desativar as sugestões de contato ao compartilhar conteúdo no iPhone (ou iPad).

Veja também

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!