Ao final de janeiro, moradores do estado norte-americano de Oklahoma registraram imagens de um objeto estranho e circular no céu. Mas o que foi inicialmente atribuído a um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) era, na verdade, um foguete da SpaceX.

Sim, eu sei que você está pensando em alguma piada sobre Elon Musk ser um alienígena, mas segure-a por um instante, pois a explicação é mais terrena: na verdade, a forma em espiral foi causada pelo segundo estágio do foguete após acionar seu mecanismo de dispensa de combustível.

publicidade

Leia também

Os cidadãos ficaram compreensivamente intrigados, considerando que a “aparição de outro mundo” veio logo após a ocorrência de um terremoto. Mas segundo informações das emissoras FOX23 e KJRH, mais ou menos na mesma hora do evento, a SpaceX havia lançado um foguete Falcon 9 de sua base em Cabo Canaveral, na Flórida. Cruzando as informações disponíveis, concluiu-se que o foguete faria uma passagem bem próxima de Oklahoma.

publicidade

A julgar pela data — especificamente, 31 de janeiro de 2022 —, o padrão em espiral visto acima corresponde ao lançamento do satélite italiano COSMO-SkyMed. Esse é o segundo satélite de observação projetado por vários ministérios do governo da Itália e que teve seu lançamento adiado quatro vezes.

Não foi a primeira vez que um objeto estranho no céu acabou sendo atribuído às maquinações da SpaceX: em abril de 2021, também em Oklahoma, uma série de luzes lineares no céu acabou se revelando um punhado de satélites da Starlink, a plataforma de internet da empresa de Elon Musk.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!