E “Ataque dos Cães”, da Netflix, segue colecionando prêmios pelas críticas mundiais. Após receber o Globo de Ouro 2022 como Melhor Filme Dramático, a produção foi eleita agora como Melhor Filme pelo London Critics’ Circle Film Awards, a mais antiga associação de críticos de filmes do Reino Unido.
O longa também levou o título de Melhor Diretor, dedicado a diretora neozelandesa Jane Campion, e também o de Melhor Ator do Ano e Melhor Ator Coadjuvante do Ano, que ficarão nas estantes de Benedict Cumberbatch e Kodi Smit-McPhee, protagonistas em “Ataque dos Cães”.
De acordo com informações do Collider, Campion foi a segunda mulher indicada ao Oscar de Melhor Diretor em 1993, por sua direção em “O Piano”. No ritmo em que “Ataque dos Cães” segue, com diversas indicações e premiações, ela pode se tornar a terceira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor no Oscar, seguindo Chloe Zhao, premiada no ano passado por “Nomadland”, e por Kathryn Bigelow, que venceu por “Guerra ao Terror” em 2009.
O Oscar 2022 divulgou a lista dos pré-selecionados às categorias em dezembro do ano passado. No dia 8 de fevereiro acontecerá a cerimônia dos indicados e, em 27 e março, a premiação oficial.
Outro nome que chamou atenção na premiação europeia foi Andrew Garfield. O ator venceu como Ator Britânico/Irlandês do Ano por seu conjunto de trabalho em 2021, que contém “Tick, Tick… Boom!”, “Os Olhos de Tammy Faye” e, claro, sua reprise de sucesso como o personagem Homem-Aranha em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. Garfield também ganhou o Globo de Ouro de 2022 como Melhor Ator Musical ou Comédia por “Tick, Tick… Boom!”.
Olivia Colman, protagonista em “A Filha Perdida”, também da Netflix, foi premiada como Melhor Atriz do Ano pela produção.
Confira a lista completa de premiação abaixo:
Filme do ano O Ataque dos Cães
Diretor(a) do ano Jane Campion – O Ataque dos Cães
Ator do ano Benedict Cumberbatch – O Ataque dos Cães
Ator coadjuvante do ano Kodi Smit-McPhee – O Ataque dos Cães
Ator britânico/irlandês do ano Andrew Garfield – Tick, Tick… Boom!, Os Olhos de Tammy Faye, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Mainstream
Atriz do ano Olivia Colman – A Filha Perdida
Atriz coadjuvante do ano Ruth Negga – Identidade
Atriz britânica/irlandesa do ano Tilda Swinton – Memoria, The Souvenir Part II e A Crônica Francesa
Filme de língua estrangeira do ano Drive My Car
Documentário do ano Summer of Soul (When the Revolution Could Not Be Televised)
Filme irlandês/britânico do ano (Prêmio Attenborough) The Souvenir Part II
Roteirista do ano Ryûsuke Hamaguchi e Takamasa Oe – Drive My Car
Cineasta britânico(a) mais promissor(a) (Prêmio Philip French) Rebecca Hall – Identidade
Jovem artista britânico/irlandês Woody Norman – Sempre em Frente
Curta-metragem britânico/irlandês Play It Safe
Realização técnica Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer – efeitos visuais por Duna
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.
Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.