O Metaverso ainda está em fase de testes, mas já enfrentou acusações de assédio sexual e por conta disso o Facebook anunciou na última sexta-feira (4) uma nova ferramenta para evitar que isso ocorra. A função faz com que os usuários precisem manter um distanciamento mínimo de um metro uns dos outros. 

A mudança funciona dentro do Horizon Worlds, principal projeto da Meta dentro do ambiente virtual do Metaverso e que ainda está em fase de testes. A ferramenta, até o momento, segue disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá e permite que os usuários interajam dentro de um ambiente virtual através de avatares. Esse espaço só pode ser acessado com a utilização de óculos VR.

publicidade

“O Limite Pessoal impede que qualquer pessoa invada o espaço pessoal do seu avatar. Se alguém tentar entrar no seu Limite Pessoal, o sistema interromperá o movimento para frente quando atingir o limite. Você não vai sentir – não há feedback tátil. Isso se baseia em nossas medidas existentes de assédio de mãos que já estavam em vigor, onde as mãos de um avatar desapareceriam se invadissem o espaço pessoal de alguém”, disse a empresa em um comunicado.

Assédio sexual no Metaverso

De acordo com o site The Verge, no fim de dezembro uma usuária disse que teve seu avatar “apalpado” por outra pessoa desconhecida dentro do ambiente virtual. A mulher ainda denunciou outros usuários que estavam no local e não prestaram ajuda ao presenciarem o incidente no Plaza, o ambiente de interação central do Horizon Words.

publicidade

Leia também!

“Assédio sexual não é brincadeira na internet normal, mas estar em Realidade Virtual adiciona toda uma nova camada que faz o evento ficar ainda mais intenso”, disse a vítima no Metaverso. “Não só eu fui apalpada na noite passada, mas outras pessoas que estavam lá apoiaram esse comportamento, o que me fez me sentir isolada na Plaza”, completou ainda.

publicidade

Vivek Sharma, vice-presidente do Horizon Words, classificou o episódio de assédio sexual no Metaverso como “absolutamente infeliz” e disse que o caso está sendo analisado pelos moderadores da companhia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!