Em 2021 o Instagram anunciou que estava trabalhando em uma versão do aplicativo para crianças menores de 13 anos. Após críticas, a rede social decidiu suspender o projeto temporariamente, mas mesmo assim segue sendo alvo de apontamentos.  

Desta vez, cerca de 75 líderes religiosos enviaram uma carta para o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, por meio da organização sem fins lucrativos de proteção infantil, Fairplay. O grupo pediu que o empresário encerre permanentemente os planos de lançar o Instagram Kids.  

Leia também!

“Depois de muita meditação e oração, afirmamos que as plataformas de mídia social que visam cérebros imaturos, praticam mineração de dados antiética e são inspiradas por motivos de lucro não são uma ferramenta para o bem maior das crianças”, diz a carta.  

publicidade

Em 2021, o Instagram virou alvo de investigações do Congresso dos Estados Unidos após a ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, vazar pesquisas internas da empresa que serviram como base para que o jornal The Wall Street Journal montasse uma reportagem denunciando que o aplicativo de fotos é prejudicial para o psicológico de crianças e adolescentes.  

Instagram para crianças

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, compareceu ao Congresso em dezembro para esclarecer informações sobre a rede social. E, ao ser questionado sobre o Instagram Kids, Mosseri afirmou que poderia apenas se comprometer que crianças entre 10 e 12 anos não teriam acesso ao app sem o consentimento dos pais.  

Adam Mosseri
Instagram Kids: líderes religiosos pedem pelo fim do projeto. Imagem: Divulgação Facebook

A afirmação de Mosseri reverberou e não agradou instituições, que voltaram a criticar a rede social. “Estamos felizes por você ter pausado este projeto em resposta ao forte clamor público, mas estamos consternados ao saber que o chefe do Instagram pretende seguir em frente. Uma pausa não é suficiente”, relata outro trecho da carta enviada a Zuckerberg. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!