Nesta quarta-feira (9) a sonda da missão Hope (“Esperança”, na tradução literal) completa um ano desde a sua chegada a Marte. Desenvolvida pelos Emirados Árabes, a sonda, que leva o nome da missão, chegou ao planeta vermelho em 9 de fevereiro de 2021, sete meses após deixar a Terra, em julho de 2020.

Depois de passar alguns meses em órbita, a sonda Hope começou a observar e coletar informações de Marte, predominantemente dados sobre a atmosfera e o clima do planeta.

Leia também:

Foto de Marte tirada pela sonda Hope, enviada a Marte pelos Emirados Árabes
Foto de Marte tirada pela sonda Hope, enviada a Marte pelos Emirados Árabes (Imagem: UAESA/Divulgação)

“Estamos muito felizes de ver o progresso dessa missão”, disse Hessa Al Matroushi, líder científica da Missão Hope, durante uma conferência virtual apresentada por um grupo de consultores da agência espacial norte-americana, NASA, em 3 de fevereiro. “Estamos empolgados com todas as informações científicas que estamos tirando dessa missão”.

publicidade

A missão da sonda Hope é monitorar o clima de Marte ao longo de um ano do planeta vermelho (687 dias, aqui na Terra). A ideia é analisar o comportamento climático do planeta durante um dia e durante um ano. De acordo com Matroushi, isso permitiu ao time observar fenômenos interessantes, como nuvens de vapor d’água que aparecem no início e no fim de cada dia, mas somem no meio deles. Outra atribuição é ajudar cientistas a entenderem como interagem as camadas da fina atmosfera marciana.

A cada três meses, a sonda envia um conjunto de atualizações de informações para análise, com o próximo update previsto para abril deste ano.

Os Emirados Árabes são o quinto país a chegar em Marte, depois dos EUA, União Soviética, a agência espacial europeia (ESA) e a India. A China chegou ao planeta vermelho um dia depois dos árabes, com a missão Tianwen-1.

De acordo com Matroushi, a ideia é expandir as capacidades espaciais dos Emirados Árabes: “nosso período primário de estudo científico termina no próximo ano, em abril. Atualmente, estamos formulando uma proposta para estender a missão”.

Mais além, os Emirados Árabes já têm uma próxima missão planejada: ainda sem um nome definitivo, o novo projeto pretende chegar até o cinturão de asteroides posicionado entre as órbitas de Júpiter e Marte. A ideia é usar um design similar ao usado pela sonda Hope em Marte, mas com atualizações de engenharia e um reforço tecnológico maior.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!