Reforço da CoronaVac produz anticorpos contra a Ômicron em 95% dos vacinados, diz estudo

Lucas Soares
Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 09/02/2022 09:46, atualizada em 10/02/2022 21:58

A dose de reforço da vacina CoronaVac se mostrou altamente eficaz contra a variante Ômicron, revelou uma pesquisa publicada na revista Nature na última sexta-feira (28). A conclusão de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências é de que três doses do imunizante são capazes de gerar anticorpos neutralizantes em 95% dos vacinados. 

Continua após a publicidade

A pesquisa contou com 60 voluntários que tomaram a dose de reforço da CoronaVac. Na avaliação foram analisados o número de anticorpos gerados contra as variantes Delta e Ômicron. Nenhum participante havia contraído Covid-19 antes do estudo.

CoronaVac contra a Ômicron

De acordo com os resultados, após a terceira dose, 95% dos participantes apresentaram soroconversão contra a ômicron. Apesar disso, o número de anticorpos é apenas uma parte da resposta imunológica, que é completada pelas células B de memória, que podem reconhecer um invasor, se dividir e rapidamente começar a produzir anticorpos para combatê-lo.

Leia mais:

A dose de reforço da CoronaVac também aumentou a velocidade de ativação das células B de memória, permitindo um combate mais rápido contra a variante Ômicron. Ainda foi identificado um subconjunto dos anticorpos monoclonais capaz de neutralizar todas as variantes de preocupação do Covid-19, inclusive a ômicron.

“Nosso estudo revelou que o regime de vacinação de três doses da CoronaVac induz uma resposta imune melhorada, com neutralização significativamente aumentada da Ômicron. Além disso, um subconjunto de anticorpos neutralizantes altamente potentes contra as variantes de preocupação estava presente em pelo menos quatro indivíduos [entre 60 investigados]”, diz o estudo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email