Ômicron: animais infectados em Nova York podem se tornar hospedeiros da nova cepa

Por Gabriela Bulhões, editado por Eduardo Nuvens 09/02/2022 09h40, atualizada em 28/10/2022 21h07
veado
Descoberta de Ômicron em animais em Nova York gera preocupação, em veados de cauda branca Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a descoberta da variante Ômicron em veados de cauda branca gerou preocupações de que a espécie com 30 milhões de animais no país possa se tornar hospedeira de nova cepa da Covid-19, de acordo uma pesquisa divulgada na última terça-feira (8).

Isso porque amostras de sangue e nasais de 131 veados em Staten Island apontaram que quase 15% tinham anticorpos para o vírus. Sendo assim, a descoberta sugere que os animais tiveram infecções anteriores pela Covid-19 e eram suscetíveis a reinfecções com novas variantes.

“A circulação do vírus em população animal sempre aumenta a possibilidade de voltar aos humanos, oferecendo oportunidades para o vírus evoluir para novas variantes”, informou Suresh Kuchipudi, microbiologista veterinário da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Leia mais:

A descoberta marca a primeira vez que a Ômicron é detectada em animal selvagem e isso acontece em meio ao aumento das infecções por Covid-19, impulsionada pela própria variante. Por mais que não haja evidências de que os animais estejam transmitindo o vírus para humanos, boa parte das infecções foi vista em espécies que tiveram contato próximo com pessoas com Covid-19, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.

Vale lembrar que em agosto do ano passado, o governo norte-americano comunicou que encontrou os primeiros casos mundiais de Covid-19 em veados selvagens em Ohio. Além disso, Kuchipudi enfatizou que “quando o vírus sofre mutação completa, ele pode escapar da proteção da vacina atual. Então, teríamos que mudar a vacina novamente”.

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital

Editor(a) chefe

Head de Business Intelligence do Olhar Digital