Galaxy S22 e S22+ têm tela de 120Hz e promessa de boas fotos e vídeos noturnos

O Galaxy S22 chega ao mundo junto do Galaxy S22+, com visual muito parecido com a geração passada, mas promessa de ótimas fotos noturnas
André Fogaça09/02/2022 12h02, atualizada em 09/02/2022 12h12
Galaxy S22 e S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 e S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung anunciou, nesta quarta-feira (9), o Galaxy S22 e seu irmão quase gêmeo com o Galaxy S22+. Os celulares chegam ao mundo em visual muito parecido com a geração anterior, parte do plástico feito com redes de pesca descartadas e promessa de fazer bons vídeos e boas fotos noturnas com muita facilidade.

Os smartphones da linha mais potente da Samsung para o mundo finalmente foram revelados pela empresa coreana, com os nomes e praticamente tudo que já foi vazado em inúmeros boatos nos últimos meses. Eles são os Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra, mas este último eu comento melhor neste texto.

Leia também:

Galaxy S22 (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 (Imagem: divulgação/Samsung)

Focando nos dois modelos “normais”, os Galaxy S22 e S22+ contam com basicamente o mesmo visual adotado nos Galaxy S21. A semelhança é tamanha, que é difícil distinguir as gerações de celulares se ambas estiverem na mesma mesa. Isso significa plástico na parte traseira do primeiro modelo e vidro para o segundo, junto de um conjunto triplo de câmeras com acabamento em metal para o espaço extra utilizado pelos sensores.

Galaxy S22 e S22+ vem ao Brasil com Snapdragon

Se por um lado quase todo o acabamento é repetido da geração anterior, nos detalhes existem dois pontos importantes: parte do plástico dos dois celulares vem de redes de pesca descartadas no oceano e o alumínio do entorno foi reforçado, prometendo maior resistência que nos Galaxy S21. A proteção contra água e poeira continua presente com a certificação IP68.

Galaxy S22 (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 (Imagem: divulgação/Samsung)

Por dentro a Samsung escolheu o Exynos 2200 e o Snapdragon 8 Gen 1, sendo o segundo deste para o Brasil. O Galaxy S22 e o Galaxy S22+ utilizam 8 GB de RAM e opções de 128 GB e 256 GB, ambos sem possibilidade de expansão do espaço interno. A tela é um display Dynamic AMOLED 2X com resolução Full HD para os dois aparelhos, com atualização entre 10 e 120Hz e resposta ao toque em 240Hz.

O tamanho das telas muda, sendo de 6,1 polegadas para o Galaxy S22 e 6,6 polegadas no Galaxy S22+. Os dois aparelhos utilizam leitor de impressões digitais ultrassônico logo abaixo do display e o brilho máximo chega em 1.750 nits para o celular maior, com 1.300 nits para o menor.

Fotos e vídeos noturnos estão aprimorados

Falar do desempenho destes celulares é chover no molhado e isso significa rodar qualquer coisa com os pés nas costas. Para diferenciar os Galaxy S22 e S22+ da concorrência, a Samsung está apostando em fotografia e filmagem noturnas. Os dois modelos utilizam o mesmo sistema triplo de câmeras, com o sensor principal utilizando 50 megapixels, o secundário fazendo ultrawide com 12 megapixels e uma lente teleobjetiva com trêz vezes de zoom e 10 megapixels.

Galaxy S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)

As fotos de dia são ótimas, mas é de noite que a Samsung oferece melhorias consideráveis. Os Galaxy S22 e S22+ utilizam sensores maiores que na geração passada, prometendo fotos e vídeos com mais luz entrando. Nestes ambientes escuros, a estabilização óptica conta com maior ângulo de ação. Já a parte eletrônica deste serviço faz mais de 800 leituras do giroscópio por segundo.

Até a câmera frontal, de 10 megapixels, tira proveito destas melhorias para fotos noturnas. Por aqui o objetivo é ter melhor modo retrato em ambientes com pouca luz. O fundo embaçado foi aprimorado para vídeo e agora a Samsung chama este modo de “cinematográfico”. É bem parecido com o nome utilizado pela Apple para o mesmo recurso.

Ah, uma novidade bacana é a possibilidade de utilizar o fundo desfocado para animais, como cachorros e gatos.

Voltando para a ficha técnica, o Galaxy S22 tem bateria de 3.700 mAh e o Galaxy S22+ utiliza componente com 4.500 mAh. Ambos podem receber até 15 watts por indução, mas o primeiro permite 25 watts pelo cabo, enquanto segundo aceita até 45 watts. Vale lembrar que a Samsung continua seguindo a concorrência e não envia carregador na embalagem de nenhum dos smartphones lançados hoje.

O Android 12 já vem instalado de fábrica, logo abaixo da One UI 4.1.

Quando e quanto?

Galaxy S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Plus (Imagem: divulgação/Samsung)

O Galaxy S22 chega ao mundo a partir do dia 25 deste mês nas cores preta, branca, verde e rosé (rosa bem claro), as mesmas cores do Galaxy S22+. Os preços para o mercado internacional ficam assim:

  • Galaxy S22: a partir de US$ 799
  • Galaxy S22+: a partir de US$ 799

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.