Internet segura: conheça 5 dicas para se proteger de furto de dados

Lauro Lam09/02/2022 15h44, atualizada em 09/02/2022 16h22
seguranca-online
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Do entretenimento à educação, passando por quase todas as atividades do dia a dia, a internet está tão interligada com as rotinas humanas que é muito difícil conhecer alguém que até hoje nunca navegou. Com várias atividades online e em períodos cada vez maiores, as pessoas fornecem dados e estão suscetíveis a golpes, fraudes ou invasões em suas máquinas. 

Para evitar problemas nesse sentido, há importantes dicas para você sempre manter a sua segurança e privacidade online, como explica o responsável pela Compaq, Camilo Stefanelli. Segundo ele, as máquinas devem ser cuidadas com máxima vigilância, como se fossem uma casa. 

Afinal, sempre é necessário ter o controle sobre quem entra ou sai e com os acessos na internet não é diferente, pois há chances dos dados estarem sendo desviados com a exposição das senhas, como em ambientes públicos por meio do uso do WiFi.   

1. Instale softwares originais e confiáveis 

Quem prioriza os softwares originais e confiáveis consegue maior durabilidade nas peças e melhor desempenho do micro. 

“Podemos fazer uma comparação com as peças de um carro, que quando trocadas por uma não original costumam funcionar por um tempo, até dar a falsa sensação de economia, mas muitas vezes apresentam problemas algum tempo depois e deixam o consumidor vulnerável. Nos casos de software e componentes de PCs, o efeito é o mesmo”, afirma Camilo.  

segurança online
Com acessos em quase todas as situações da vida, a rotina online pode ser comparada a uma casa que precisa sempre estar segura e com proteção contra invasões ou presenças mal desejadas. Imagem: Shutterstock

2. Tenha um antivírus 

Antivírus contribuem imensamente com a proteção do seu PC, principalmente se você tem o hábito de fazer downloads de arquivos. 

A dica é escolher um software que esteja de acordo com o seu perfil de navegação na web, com os recursos adaptados às atividades do usuário.   

3. Atenção no uso do WiFi 

Um dos erros que faz muita gente ser vítima de golpes na internet é por meio do furto de dados no uso de redes WiFi gratuitas em ambientes públicos. 

Caso você faça transações financeiras ou compras com seu smartphone, algum hacker poderá descobrir as senhas, causando um alto prejuízo.  

Portanto, não realize essas atividade em ambientes com grande movimentação de pessoas e com redes abertas, pois os dados ficam vulneráveis. 

Leia mais:

4. Evite abrir e-mails desconhecidos 

E-mails também são potenciais captadores de dados. Por isso, não abra mensagens de origem desconhecida, geralmente com domínios estranhos. 

Elimine todos os links suspeitos, boletos de compras que nunca fez e mensagens com promessas incomuns. 

Trata-se de um cuidado extremamente necessário, pois quem executa um arquivo adulterado faz quase o mesmo do que entregar a chave da sua casa a um ladrão. Caso receba algo suspeito, delete.  

5. Use autenticação de dois fatores

Uma boa maneira para você proteger os seus dados é utilizando a autenticação de dois fatores, ferramenta que renova as senhas de cadastros constantemente. 

Dessa maneira, as chances de ser hackeado caem consideravelmente, pois os acessos ficam mais seguros, o que previne invasões. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lauro Lam é redator(a) no Olhar Digital