Android 13 ganha primeiro beta com temas para ícones, mais privacidade e mais

Android 13 expande Material You da versão anterior, permitindo que até os ícones de apps terceiros assumam cores do papel de parede
André Fogaça10/02/2022 18h28
Atualização de software no android. Celular Samsung sendo atualizado
Imagem: Bk87 / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google liberou a primeira versão de testes do Android 13 para os desenvolvedores, com o nome de Android 13 Developer Preview 1. As principais novidades para os usuários ficam em privacidade e na possibilidade de expandir a customização do sistema operacional ao alterar os ícones de aplicativos.

O Android 12 foi lançado oficialmente pelo Google em outubro do ano passado e ainda não está na maior parte dos smartphones – está bem longe disso. Mesmo assim, o gigante das buscas começou a entregar a primeira versão de testes do sucessor deste software para que desenvolvedores avaliem o sistema, além de adequarem os aplicativos e jogos para as novidades inseridas abaixo do capô.

Leia também:

Ícones alterados no Android 13 (Imagem: divulgação/Google)
Ícones alterados no Android 13 (Imagem: divulgação/Google)

O Android 13 expande a customização entregue pelo Material You, responsável por ajustar parte da interface do sistema e de apps nativos de acordo com as cores predominantes no papel de parede. Alguns ícones também podem ser modificados com o mesmo pensamento, mas agora o novo sistema operacional vai alterar todos os atalhos de todos os programas instalados no aparelho.

Android 13 trará mais atualização pela Play Store

Para que este cenário de ícones acompanhando as cores do papel de parede ocorra no Android 13, os desenvolvedores precisam criar uma versão em preto e branco do emblema de seu programa.

Outras novidades incluem melhorias para permissões e privacidade do usuário. Um dos exemplos envolve a galeria de imagens, que com o uso de uma nova API, permitirá ao usuário oferecer acesso apenas para algumas fotos e não mais para todo este armazenamento do aparelho.

O Android 13 também traz refinamentos para o projeto Mainline, prometendo entregar mais atualizações do sistema dentro da Play Store e não mais a partir de updates de firmware. Este segundo método sofre bastante por conta da fragmentação de todo Android, já que depende da fabricante querer entregar o download – envolvendo até operadoras para os celulares vendidos por elas.

Se você estiver curioso para saber como anda o Android 13, saiba que neste momento ele está disponível para instalação em celulares do Google, a partir do Pixel 4. O cronograma do gigante das buscas aponta que o primeiro beta público será liberado em abril deste ano e a previsão de lançamento marca algum mês do segundo semestre deste ano.

Via: Google.

Imagem destacada: Bk87 / Shutterstock.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Ícone tagsTags: