Uma novidade na Declaração do Imposto de Renda 2022 é que os testes realizados contra a Covid-19 poderão ser abatidos como despesas de saúde. No entanto, testes feitos em farmácias não entram nas regras do governo. Segundo a Receita Federal, “testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os feitos em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos“, informa a nota oficial.
Declaração aceita somente exames feitos em 2021
É importante o contribuinte saber que há algumas restrições. Só poderão ser informados como despesas de saúde exames feitos no ano passado. Os deste ano somente no Imposto de Renda de 2023.
Tradicionalmente, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda começa em março e vai até o fim de abril.
Ômicron faz aumentar procura por testes
Tendo em vista que a variante Ômicrom tem uma taxa de transmissão muito maior, a procura por testes de Covid aumentaram consideravelmente no país. Em casos urgentes, um exame pode custar até R$ 700.
No rol das justificativas para gastos com saúde, entram despesas médicas em hospitais, laboratórios e clínicas.
Agora, compras de medicamentos não podem ser deduzidas e só vale os pagamentos feitos para o próprio tratamento ou de dependentes relacionados na Declaração.
Leia mais:
- Quer ter a CNH no celular? Conheça o app da Receita Federal que disponibiliza o documento
- MEI: serviço de atendimento gratuito ajuda a regularizar dívidas
- Alerta: criminosos usam a Receita Federal para aplicar novo golpe
Veja como declarar
Gastos com testes e exames de Covid devem ser informados no campo “pagamentos efetuados”, incluindo o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado. Por isso, é fundamental sempre guardar as notas fiscais que comprovem a data da despesa e o valor.
Além disso, especialistas alertam aos contribuintes que arquivem suas Declarações por pelo menos cinco anos, data limite para uma possível retificação ou questionamento do Fisco.

O próprio modelo de Declaração informará o limite de valor a ser declarado para o abatimento de despesas médicas. Outra vantagem é que o programa da Receita mostra o modelo ideal para cada perfil de contribuinte, podendo ser simplificado ou completo.
São dedutíveis pagamentos efetuados para médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais e também as despesas com exames laboratoriais.
Pagamentos em moeda estrangeira
Quem fez procedimentos médicos que foram quitados em moeda estrangeira deve converter para o dólar dos Estados Unidos, com o valor referente ao último dia útil da primeira quinzena anterior ao do pagamento.
Via: G1
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!