Exportação de jogos brasileiros cresce 600%, aponta relatório Brazil Games

Por Tamires Ferreira, editado por Lyncon Pradella 14/02/2022 13h12
Homem demonstrando emoções durante jogo de computador
Emoções e jogos/Ponomarenko Anastasia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com o relatório Brazil Games, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), o Brasil exportou US$ 53 milhões em games brasileiros e faturou US$ 2,18 bilhões com o mercado de jogos eletrônicos em 2021.

Conforme informou a Agência Brasil, Brazil Games é uma iniciativa que visa capacitar empresas para exportar produtos de forma segura e inserir empresários brasileiros no cenário internacional de produção de jogos. Atualmente, cerca de 140 empresas integram o projeto.

Leia mais!

“O mercado de games tem natureza 100% exportadora, isto é, seu formato digital tem potencial para que seus serviços e produtos sejam facilmente distribuídos. Através de nossas ações e da qualidade da mão de obra brasileira, os produtos e serviços de games do Brasil estão presentes hoje em 95% dos países de todo o mundo”, disse o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.

videogame calorias
Gamer holding Gamepad, Controller or Videogame Joystick Console in hands. Close up, game concept/ Imagem: iStock

O foco do projeto também é incluir as produtoras brasileiras no metaverso – universo digital que usa tecnologias como realidade virtual para inserir o usuário em ambientes digitais imersivos.

“Games trabalham com criação de mundo. E o metaverso é a evolução disso, em que as ferramentas da tecnologia são usadas para se viver em outras realidades, que não sejam só esta física como conhecemos. Com o grande potencial que temos em nossos serviços de desenvolvimento de jogos, tenho certeza de que temos a competência e a tecnologia necessárias para tornar o Brasil um dos principais atores criativos do metaverso”, acrescentou Terra.

Indies e as últimas grandes movimentações no mercado gamer

O mercado indie se refere aos pequenos produtores de jogos. Recentemente, muitos fabricantes pertencentes ao grupo demonstraram certo receio após as grandes negociações entre Activision Blizzard e Microsoft e Sony e Bungie. Saiba mais sobre este cenário clicando aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.