Intel lança chip com eficiência energética para minerar Bitcoin e criar NFTs

Nick Ellis14/02/2022 13h07, atualizada em 14/02/2022 13h29
Intel lança chip com boa eficiência energética para minerar bitcoin e criar NFTs
Intel lança chip com boa eficiência energética para minerar bitcoin e criar NFTs / Divulgação: Intel
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel anunciou um chip feito especialmente para aplicações blockchain, como mineração de Bitcoin ou criação de NFTs. Ele será o primeiro de uma nova linha de processadores, todos voltados para oferecer o máximo de eficiência energética.

Entre os primeiros clientes do novo chip da Intel para mineração de Bitcoin se destaca a Block, antes conhecida como Square. Vale lembrar que a Block é a empresa de pagamentos do fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. Além disso, o release cita a Argo Blockchain e a Griid Infrastructure como outras duas outras primeiras clientes do seu “acelerador blockchain”, como a Intel chama seu novo processador.

O texto da Intel é assinado por Raja M. Koduri, vice-presidente e gerente geral do Accelerated Computing Systems and Graphics, que conta que a Intel criou um grupo em sua divisão para isso, o Custom Compute Group. Esse novo grupo vai criar “plataformas de silicone sob medida otimizadas para as tarefas dos consumidores, como blockchain e outras oportunidades de supercomputação na ponta”.

Assim, a empresa “vai se engajar e promover um ecossistema blockchain aberto e seguro, que vai ajudar a avançar essa tecnologia em uma maneira responsável e sustentável”.

Chip da Intel para minerar Bitcoin é aposta em segmento lucrativo

Com seu novo chip para minerar Bitcoin e criar NFTs, a Intel aposta em um mercado que é bem promissor e muito lucrativo, mas que já tem outras grandes empresas envolvidas. Assim, não é nenhuma surpresa que as criptomoedas tenham sido o destaque dos anúncios do Super Bowl LVI, disputado ontem (13).

Além disso, não podemos deixar de citar a Nvidia, uma empresa que vem obtendo muitos lucros obtidos com esse mercado. Isso acontece por suas GPUs serem tão usadas para minerar Bitcoin e outras criptomoedas. Como lembra a Reuters, ela tem um processador especial para mineração da criptomoeda Ethereum.

Leia também:

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.