Eleições 2022: Facebook e Instagram firmam parceria com TSE para combater desinformação

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 15/02/2022 17h29, atualizada em 15/02/2022 17h31
Apps Facebook e Instagram exibidos em smartphone
AlexandraPopova/Shutterstock
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O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou uma parceria com o Facebook e Instagram para combater a disseminação de desinformação e fake news durante o período de eleições deste ano.  

A parceria, de acordo com a Meta, envolve a criação de um canal de denúncias próprio para o TSE. As denúncias feitas pelas redes sociais serão analisadas e, se violarem as normas estabelecidas pelas plataformas, serão removidas.  

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“Nosso trabalho para garantir a integridade de eleições é contínuo. Nos últimos anos, acompanhamos centenas de eleições em países onde nossos aplicativos estão presentes. Temos aprendido e aperfeiçoado nossa abordagem para lidar com temas como desinformação, discurso de ódio e violência, e atualmente temos mais de 40 mil pessoas globalmente lidando com segurança e integridade”, afirmou em nota a Meta, empresa responsável pelas redes sociais.  

Além do canal de denúncias, o Facebook e o Instagram também criaram outras funções em parceria com o TSE, são elas:  

Rótulo em posts sobre eleições 

Publicações tratando sobre o processo eleitoral receberão um selo direcionando os usuários para o site da Justiça Eleitoral, onde é possível encontrar informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos de combate as desinformações. 

Lembrete do dia da votação no feed 

No dia das eleições de 2022 os usuários poderão visualizar um lembrete sobre o processo eleitoral. A iniciativa visa usuários com mais de 16 anos para que o nível de abstenção seja diminuído.  

Treinamentos a autoridades eleitorais  

As plataformas promoverão treinamentos com servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para explicar sobre as medidas de combate à desinformação adotadas pelo Facebook e Instagram e regras e políticas aplicáveis ao processo eleitoral.  

Urna eletrônica (Imagem: divulgação/TSE)
Eleições 2022: Facebook e Instagram firmam parceria com TSE para combater desinformação. (Imagem: divulgação/TSE)

Mulheres na política 

O Instagram lançará uma nova versão do “Guia de Mulheres na Política”, com objetivo de incentivar a participação feminina nas eleições.  

API da Biblioteca de Anúncios 

O TSE terá acesso à interface de programação de aplicativo (API) da Biblioteca de Anúncios do Facebook, onde ficam visíveis conteúdos patrocinados ativos e inativos sobre eleições ou política no Facebook e no Instagram. 

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Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.