O Facebook está investindo em ampliar a presença de conteúdo jornalístico verificado no feed dos usuários após as recentes polêmicas da plataforma com Fake News. Uma dessas iniciativas foi lançada na França (além dos países onde já estava ativa) e conta com um feed que é, literalmente, de notícias.

Chamado de Facebook News, o feed especial conta apenas com conteúdos jornalísticos de veículos verificados. Por enquanto, apenas uma parte dos usuários do país europeu contam com a função, mas segundo a empresa, até maio isso deve estar disponível para todos. 

publicidade

“Ao lado do clássico feed de notícias do Facebook (onde aparece o conteúdo partilhado pelos amigos e contatos do utilizador), o Facebook News é o lugar onde só fornecemos informações de fontes verificadas”, explicou Jesper Doub, diretor de comunicação da Meta para a Europa, em entrevista para a AFP.

Imagem: Facebook

Conteúdo jornalístico no Facebook

O Facebook News não é exatamente novo, mas apesar de ter sido lançado em 2019 no Reino Unido e nos Estados Unidos, foi só a partir do ano passado que o sistema passou a ser lançado em outros países, no caso: Austrália e Alemanha. No caso da Austrália, a chegada do sistema por lá fez parte de um acordo da rede social com as autoridades do país após a aprovação de uma lei que obrigava empresas de tecnologia a pagarem por conteúdos jornalísticos.

publicidade

Leia também!

No caso da França, há uma cooperação do Facebook com a aliança para a imprensa de informação geral francesa (Apig). A aliança entre as duas organizações foi anunciada em outubro de 2021. Com isso, o Facebook financia determinados tipos de conteúdo jornalístico para obter seu respectivo licenciamento. Os valores, no entanto, não foram divulgados.

publicidade

No Facebook News, o feed fica dividido em duas abas: uma comum e outra apenas com conteúdo jornalístico. Nenhuma notícia pode ser lida diretamente na rede social, todas contém o link para o site de origem, que pode ser aberto no navegador interno da plataforma. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!