A Nintendo anunciou via Twitter que irá descontinuar os serviços de suporte ao eShop através dos consoles Wii U e 3DS, o que significa que jogadores não poderão mais fazer compras na plataforma através dos dispositivos. Ainda de acordo com a desenvolvedora, que publicou nota oficial com mais detalhes em seu site, a desativação passa a valer a partir de março de 2023.
“No final de março de 2023, não será mais possível fazer compras na Nintendo eShop para o Wii U e a família de sistemas Nintendo 3DS”, disse a empresa.
De acordo com o CBR, a Nintendo informou que a descontinuação afetará toda a linha 3DS e Wii U, incluindo Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL, Nintendo 2DS, New Nintendo 3DS, New Nintendo 3DS XL, New Nintendo 2DS XL, Wii U Basic e Wii U Deluxe. Além disso, também “não será mais possível baixar conteúdo gratuito, incluindo demos de jogos”.
Leia mais!
- Cyberpunk 2077 recebe atualização e está disponível para PS5 e Xbox Series
- Nintendo não tem grande interesse no metaverso
- Funcionários da Ubisoft publicam nova carta reiterando melhorias: “nenhuma demanda foi atendida”
Entre outras mudanças, a partir de 23 de maio deste ano também “não será mais possível usar um cartão de crédito para adicionar fundos a uma conta na Nintendo eShop no Wii U ou na família de sistemas Nintendo 3DS” e, após 29 de agosto de 2022, o Nintendo eShop Card seguirá o mesmo processo e estará indisponível. No entanto, “ainda será possível resgatar códigos de download até o final de março de 2023”, o que dará um tempo aos jogadores para realizarem suas últimas compras e se organizarem.
A Nintendo esclareceu que, no momento, absolutamente nenhuma mudança está planejada em relação à funcionalidade da eShop nos sistemas Nintendo Switch. Entenda mais sobre o fim do suporte ao eShop na nota oficial da empresa.
Histórico 3DS e Wii U
Ainda segundo o tabloide, o sistema portátil Nintendo 3DS é uma continuação da família Nintendo DS e foi lançado inicialmente no Japão, em fevereiro de 2011, e na América do Norte em março do mesmo ano. Em setembro de 2021 o 3DS vendeu 75,94 milhões de unidades, mesmo a Nintendo descontinuando oficialmente a família 3DS em setembro de 2020.
Já o console doméstico Wii U foi lançado na América do Norte em novembro de 2012 (e no Japão em dezembro de 2012) como o sucessor do Wii original. O sistema foi descontinuado em janeiro de 2017, mas dezembro de 2019 ainda alcançou 13,56 milhões de unidades vendidas.
O Nintendo Switch, atual sistema híbrido da Nintendo que pode ser usado como console doméstico ou portátil, foi lançado em março de 2017 e em dezembro o ano passado somou 103,54 milhões de unidades – mais do que o 3DS e Wii U juntos.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.