Nesta quarta-feira (16), a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que vai criar um grupo consultivo para a exploração espacial humana, do qual farão parte historiadores, economistas, filósofos e outros especialistas.

O anúncio foi feito após uma reunião do Conselho Ministerial da ESA, órgão governamental da agência onde têm assento os ministros dos 22 países-membros que tutelam as atividades espaciais.

Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA, disse estar “muito feliz” em aceitar a proposta do presidente da França, Emmanuel Macron de “estabelecer um grupo consultivo de alto nível sobre exploração espacial humana para a Europa”.

Josef Aschbacher, Diretor Geral da Agência Espacial Europeia. Imagem: dpa-Bildfunk / Stephane Corvaja

Exploração espacial humana exige envolvimento de especialistas diversos

Segundo Aschbacher, será necessário “envolver especialistas de todas as esferas da vida, principalmente fora do espaço”, como peritos em geopolítica, exploradores da Terra e filósofos. “Para nos ajudarem a tomar a decisão certa”, justificou em comunicado da ESA.

publicidade

Leia mais:

De acordo com a ESA, o novo grupo consultivo reportará resultados ao próximo Conselho Ministerial da agência, coliderados por França e Portugal, que se reunirá em novembro, em Paris.

Assim como na mais recente reunião ministerial da ESA ocorrida em novembro passado, na de ontem os países-membros voltaram a apoiar duas recomendações para acelerar o uso do espaço pela ESA.

A primeira delas é de que sejam iniciados “os passos preparatórios” para uma missão de coleta e envio para a Terra de amostras da superfície gelada das luas dos planetas gasosos Júpiter ou Saturno.

Também é recomendado que a ESA deve estudar a viabilidade de soluções de transporte espacial próprio, atendendo às perspectivas da exploração de novos destinos no espaço e de viagens de turismo espacial. Isso porque a Europa tem estado dependente da Rússia e dos EUA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!