Um novo estudo realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, aponta que bebês de mães vacinadas contra a Covid-19 estão protegidos contra hospitalização em decorrência da doença durante os seis primeiros meses de vida.  

A pesquisa mostra que duas doses de vacina com tecnologia mRNA, como Pfizer ou Moderna em gestantes, tiveram 61% de eficácia na proteção contra a hospitalização de bebês menores de seis meses.  

publicidade

Leia também!

“Quando as pessoas recebem uma vacina de mRNA Covid-19 durante a gravidez, seus corpos criam anticorpos para proteger contra Covid-19 e esses anticorpos foram encontrados no sangue do cordão umbilical”, explicam os pesquisadores.  

publicidade

“E embora saibamos que esses anticorpos atravessam a placenta, até este estudo, ainda não tínhamos dados para demonstrar se esses anticorpos podem fornecer proteção ao bebê contra o Covid-19″, continuou.  

Ainda foi possível concluir que a vacinação no final da gravidez teve uma eficácia de 80%, enquanto a imunização no início da gestação foi 32% eficaz para prevenir a hospitalização dos bebês.  

publicidade
Covid-19: estudo mostra que bebês de mães vacinadas estão protegidos contra doença. Imagem: Marina Demidiuk – Shutterstock

Apesar do estudo se concentrar na importância da vacinação de gestantes para evitar complicações pela Covid-19 nos bebês após o nascimento, também é possível concluir a importância das mulheres grávidas se vacinaram para garantir não apenas a sua saúde, mas também a de seus filhos. 

Especialistas em saúde de todo o mundo relatam que mulheres grávidas devem se vacinar contra a Covid-19 e, especialmente nesta nova onda causada pela Ômicron, devem procurar o reforço. Não existe nenhuma contra recomendação em casos saudáveis, mas é importante salientar a necessidade de procurar seu médico para esclarecer todas as possíveis dúvidas e avaliar suas condições.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!