Através de uma nova revisão dos dados de hospitalização por Covid-19 por pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio/Estados Unidos, se descobriu que tomar suplementos de reforço imunológico, como vitamina C, vitamina D e zinco, não diminui a chance de morrer ao contrair coronavírus.

Logo no início da pandemia, alguns profissionais de saúde tentaram utilizar uma variedade de nutrientes como formas de terapia para a nova doença. Recentemente, os suplementos se tornaram uma alternativa às vacinas seguras e comprovadas.

“Muitas pessoas têm esse equívoco de que se você carregar zinco, vitamina D ou vitamina C, isso pode ajudar no resultado clínico. Isso não foi mostrado para ser verdade”, disse o Dr. Azizullah Beran, que é residente de medicina interna e o principal autor do artigo que fortalece o consenso médico de que os suplementos de micronutrientes não são um tratamento eficaz para a Covid-19.

Ao lado de outros profissionais, foi revisado 26 estudos que incluíram mais de 5.600 pacientes hospitalizados com Covid-19. Após isso, não foi encontrado nenhuma redução na mortalidade para aqueles que estavam sendo tratados com vitamina D, vitamina C ou zinco em comparação com pacientes que não receberam um desses três suplementos.

publicidade

A análise revelou que o tratamento com vitamina D pode estar ligado a menores taxas de intubação e também a menor tempo de internação. Enquanto a vitamina C e o zinco não foram associados a internações hospitalares mais curtas ou à redução da chance de um paciente ser colocado em um ventilador, por isso, a equipe afirma que é preciso um estudo mais rigoroso é necessário para validar a descoberta.

Leia mais:

O artigo foi publicado na revista Clinical Nutrition ESPEN e analisou os pacientes que já estavam doentes e hospitalizados quando receberam os suplementos, junto disso, analisaram um subconjunto menor de indivíduos que tomavam vitamina D antes de contrair o coronavírus.

“É importante que as pessoas entendam que tomar muitos desses suplementos não se traduz em melhores resultados”, disse o Dr. Ragheb Assaly, professor de medicina e autor sênior do artigo. De acordo com ele, “outra mensagem importante é que a resposta para esta doença é a vacina. Os suplementos de micronutrientes não vão compensar a falta de vacinação ou fazer com que você não precise da vacina.”

Além disso, os pesquisadores alertam que o estudo não deve ser visto como uma ordem de que os suplementos vitamínicos e minerais são ruins ou devem ser evitados, e sim que não são eficazes na prevenção de mortes por Covid-19.

Os dois apontaram que é possível que alguns pacientes com o vírus que estão desnutridos ou deficientes em nutrientes e com isso, podem se beneficiar ao tomar suplementos. Porém, isso ocorre porque seus organismos já não possuem nutrientes essenciais e não porque a vitamina D ou vitamina C são eficazes contra a doença.

“O que estamos dizendo é o seguinte: se você não precisa desses suplementos clinicamente, não os tome pensando que protegem contra a Covid-19”, finalizou Beran.

Fonte: News Medical

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!