Bruno Aiub, conhecido como Monark, que deixou a apresentação do “Flow Podcast” após declarações em apoio a criação de um partido nazista no Brasil, afirmou que está sofrendo perseguição do YouTube por não poder mais monetizar na plataforma e nem criar novos canais.

“Estou sofrendo perseguição política do YouTube Brasil. Eles me proibiram de criar um novo canal para poder continuar minha vida, pessoas poderosas querem me destruir. Liberdade de expressão morreu”, publicou em sua conta no Twitter.  

Na publicação, Monark adicionou um print do e-mail enviado pelo YouTube Brasil, onde a empresa reforça a importância de os criadores de conteúdo terem responsabilidades com sua influência.  

O texto da plataforma de vídeos também explica que o ex-apresentador do Flow não poderá criar um novo canal e nem mesmo utilizar canais de terceiros para burlar as restrições de monetização.  De acordo com o YouTube, Monark poderá continuar publicando vídeos em seu próprio canal, mas os vídeos não serão monetizados e a suspensão nos ganhos seguirá por tempo indeterminado.  

publicidade

Monark publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo a ajuda dos seguidores. “Meus comentários foram infelizes sim, mas de maneira alguma foram mal-intencionados, de maneira alguma defenderam qualquer ideologia extremista que você possa pensar. Eu sofri as consequências, eu perdi o ‘Flow’, eu saí da empresa, do meu programa, eu pedi desculpas várias vezes, mas não acabam as retaliações. Parece que pessoas muito poderosas querem me destruir completamente”, relata.  

O ex-apresentador do Flow ainda aponta que as consequências para os seus atos estão “muito fora de proporção”.  

Apologia ao nazismo  

Durante um episódio do programa Flow Podcast no dia 7 de fevereiro, com a presença dos deputados federais Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (líder do MBL), Monark defendeu a existência legal de um partido nazista no Brasil.  

“A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião […] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse.   

Leia também!

Tabata Amaral rebateu as falas do apresentador, explicando que o nazismo coloca a vida da população judaica em risco, ferindo a liberdade e existência destas pessoas. “Questionar existência nenhuma é válido”, afirmou. Em outro momento, Kim Kataguiri aponta que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. 

As falas de Monark repercutiram nas redes sociais e diversas empresas cancelaram seus contratos de patrocínio com o Flow Podcast e com os Estúdio Flow, empresa responsável pelo programa. Como consequência, Bruno Aiub foi desligado da apresentação do programa e saiu da sociedade dos Estúdios Flow. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!