As mudanças climáticas nos ameaçam há bem mais tempo do que a maioria de nós imagina. Um novo estudo, conduzido por um time internacional de pesquisadores, revelou que a tendência de aumento no nível do mar começou em 1863, no auge da Segunda Revolução Industrial.

Pesquisas anteriores também já haviam sinalizado que, no mesmo período, começaram a aparecer os primeiros alertas sobre o aumento da temperatura média da Terra, aquecimento das águas oceânicas e outros fatores que, hoje, são reconhecidos sob o “guarda-chuva” que chamamos de “aquecimento global”.

Leia também

aumento de temperatura dos mares leva a queda de grandes pedaços de gelo, que por sua vez elevam o nível do mar - um dos sintomas mais clássicos do aquecimento global
Aumento de temperatura dos mares leva à queda de grandes pedaços de gelo, que por sua vez elevam o nível do mar — um dos sintomas mais clássicos do aquecimento global (Imagem: Bernhard Staehli/Shutterstock)

O estudo se sustenta em uma base de dados que vem medindo o nível do mar nos últimos 2 mil anos, e a expectativa é a de que suas conclusões e dados ajudem os tomadores de decisão a planejarem melhor as defesas de suas nações contra o aumento futuro das águas.

publicidade

“Nós podemos ter virtualmente toda a certeza de que a média global de aumento do nível do mar entre os anos 1940 até o ano 2000 foi mais rápida do que todos os intervalos de 60 anos anteriores, ao longo de dois milênios”, disse Jennifer S. Walker, autora primária do estudo e técnica pós-doutorado do Departamento de Ciências Planetárias da Terra na Universidade Rutgers-NewBrundswick. “Ter essa abrangente compreensão de mudanças de nível do mar em regiões específicas ao longo de amplos períodos de tempo é essencial para o planejamento regional e localizado de resposta a aumentos futuros”.

O modelo usado por Walker revelou que, de forma geral, o aumento do nível do mar começou em 1863. Neste mesmo ano, o mundo começava a trabalhar com o aço na metalurgia, bem como a adotar produtos químicos em vários setores — eventualmente, ambos seriam incorporados na indústria automotiva, por exemplo — bem como uma mudança de paradigmas que levou o Reino Unido a perder a liderança tecnológica, ficando atrás dos EUA e Alemanha.

“O fato das médias modernas aparecerem em nossos sítios de estudo pelo século XX demonstram a importância da influência global no aumento do nível do mar e o impacto dele no nosso planeta desde o último século”, disse Walker. “Análises mais aprofundadas dessa variação espacial em diferentes locais continuarão a aprimorar a compreensão da sociedade sobre como processos regionais impactam a média de aumento do nível do mar”.

O estudo completo está disponível no jornal científico Nature Communications.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!