Ao comparar a taxa de vacinação contra a Covid-19 da população brasileira com a dos militares, foi possível comprovar que a taxa de membros imunizados do Exército, Aeronáutica e Marinha é menor que a da população adulta em geral.  

Os dados foram coletados pelo jornal Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a comparação utilizou informações do consórcio de veículos de imprensa que se baseia em dados das secretarias de Saúde de todo país.  

A reportagem produzida pela Folha aponta que, em termos proporcionais, há menos militares vacinados com as duas doses do que a população adulta em geral.  

Leia também!

publicidade

No caso do Exército, até 24/01/2022, cerca de 68% dos militares da ativa haviam sido completamente vacinados contra a Covid-19. Enquanto a proporção da população adulta em geral imunizada com o primeiro ciclo na mesma data era de 91,7%.  

Já na Aeronáutica, foram contabilizados 89,4% dos militares da ativa vacinados com as duas doses até 17/02/2022. Enquanto a taxa da população adulta em geral, na mesma data, atingia cerca de 94,8%.  

A Marinha não possui um controle da taxa de militares da ativa que se imunizaram contra a Covid-19.  

Diferentemente das outras Forças, o Exército foi o único que teve diretrizes apontadas pelo comandante geral, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em relação a vacinação. “Avaliar o retorno às atividades presenciais dos militares e dos servidores, desde que respeitado o período de 15 dias após imunização contra a Covid-19. Os casos omissos sobre cobertura vacinal deverão ser submetidos à apreciação do DGP [Departamento Geral do Pessoal], para adoção de procedimentos específicos”, diz o documento.  

Até a data da coleta dos dados, haviam 67,5 mil integrantes do Exército sem o primeiro ciclo vacinal completo. Desses, cerca de 21,1 mil não tomaram nem mesmo a primeira dose, ou seja, 10% dos militares da ativa não se imunizaram. No caso da Força Aérea, cerca de 16 mil militares não haviam completado o ciclo de vacinação.

Covid-19: vacinação de militares fica abaixo do índice geral de adultos. Crédito: Tenente Edvaldo/Exército Brasileiro

A imunização contra a Covid-19 não é obrigatória nas Forças Armadas, mas vacinas contra a febre amarela, tétano, hepatite B e outras doenças fazem parte do calendário de vacinação militar definido pelo Ministério da Defesa.  

O que dizem as Forças Armadas?

“Não há termo de responsabilidade para militares que não desejam se vacinar. A vacinação no Exército segue o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, no que concerne às regras”, explicou o Exército.  

“Desde o início da pandemia, a FAB adotou todas as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde a fim de orientar o seu efetivo militar, servidores civis, dependentes e pensionistas nas medidas de prevenção e proteção contra a ameaça representada pela Covid-19″, aponta a Aeronáutica.  

“Os militares da Marinha, como fração da sociedade brasileira, vêm cumprindo a referida vacinação, de maneira voluntária, em conformidade com o cronograma estabelecido pelas autoridades sanitárias do país”, disse a Marinha. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!