O Reino Unido finalmente vai anunciar nesta segunda-feira (21) seu plano para “conviver com a Covid-19”. De acordo com o primeiro-ministro Boris Johnson, todas as medidas de restrição contra a doença devem ser retiradas a partir de março, incluindo o isolamento de infectados pelo vírus. Inicialmente, as regras devem ser aplicadas apenas na Inglaterra, já que os outros países do bloco possuem autonomia para definirem algumas regras de combate ao Coronavírus.

Já fazem alguns dias que  Johnson, em queda de popularidade, está afirmando que vai remover as restrições contra a Covid-19, apesar de críticas da oposição e de autoridades de saúde. O primeiro-ministro diz que a doença vai seguir sendo monitorada no país, mas que as novas medidas são uma forma de retorno à normalidade. O controle deve passar a ser feito de forma mais regional, com novos surtos sendo administrados por autoridades municipais.

publicidade

“Não estou dizendo que devemos jogar a cautela ao vento, mas agora é o momento de todos recuperarem sua confiança”, disse Johnson à BBC em entrevista no último domingo (20), quando comentou o fim do isolamento para infectados por Covid-19.

Isolamento para infectados por Covid-19

“Chegamos a um estágio em que achamos que você pode mudar o equilíbrio da obrigação do estado, da proibição de certos tipos  de ação em favor do incentivo à responsabilidade pessoal”, completou.

publicidade

A comparação do premier britânico entre Covid-19 e gripe já rendeu críticas por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), que destacou o fato do vírus sofrer diversas mutações que ainda não conhecemos totalmente, aumentando assim o risco de futuras ondas da doença.

Leia também!

publicidade

“O vírus ainda pode sofrer mutações e formas variantes. Temos visto várias e sabemos que ainda pode haver mais por vir, em breve. Então, honestamente, isso não pode ser comparado à gripe ou a qualquer outra coisa – é um  vírus novo e devemos continuar tratando-o como algo cheio de surpresas, muito ruim e ardiloso”, disse David Nabarro, enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Reino Unido.

Johnson passa por um dos momentos mais turbulentos de seu governo após a revelação de que ocorreram festas no gabinete do primeiro-ministro durante o auge da pandemia da Covid-19. O premier alega que acreditava que os eventos seriam reuniões de trabalho. A polêmica já colocou em dúvida até mesmo a permanência de Johnson  no cargo.

publicidade

Via BBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!