Na surdina, Instagram aumenta limite de tempo no aplicativo

Por Edson Kaique Lima, editado por Lucas Soares 21/02/2022 19h32, atualizada em 23/02/2022 18h48
Logo Instagram
Imagem: logo Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sem muito alarde, o Instagram fez pequenas mudanças nas configurações para limite de tempo dos usuários no aplicativo. Agora, não há mais a possibilidade de definir um tempo menor do que 30 minutos diários na rede social, nem como criar um tempo de tela máximo personalizado.

Além disso, o design de experiência do usuário do aplicativo leva o usuário a escolher um limite de tempo de três horas, que é a opção no topo da página. Caso a pessoa queira um limite de tempo menor, será necessário rolar a tela para conseguir fazer a escolha.

Como funciona hoje

A configuração de limite de tempo no Instagram exibe um pop-up de notificação na tela quando o usuário atinge um determinado período à frente da tela. A intenção é fazer com que a pessoa saia voluntariamente do aplicativo após atingir um tempo de tela que considera muito alto.

Anteriormente, o Instagram permitia um limite mínimo de 10 minutos por dia. Isso era parte de um esforço de relações públicas do então Facebook (hoje Meta) para comprovar que é possível ter uma relação saudável com as redes sociais. Agora, o tempo mínimo é de 30 minutos, ou seja, três vezes mais.

Leia mais:

Mudou de ideia?

Tempo mínimo passou de 10 para 30 minutos diários para os usuários que querem restringi-lo. Crédito: Instagram/Reprodução

Ao que parece, a empresa mudou de ideia e espera que as pessoas passem mais tempo rolando seus feeds de notícias e passando os stories para o lado. Isso é um forte demonstrativo que quando ganhos e o bem-estar do usuário se tornam conflitantes, os ganhos levam a melhor.

Além de excluir a opção com o limite de 10 minutos ter sido excluída, os usuários que haviam escolhido essa opção anteriormente estão recebendo notificações para alterar as configurações. Contudo, a mudança parece ter sido implementada apenas no Instagram, sem afetar o Facebook e outras empresas da Meta.

Em nota enviada ao Olhar Digital, a Meta, dona do Instagram, explicou a mudança. “Temos duas ferramentas de gerenciamento de tempo disponíveis no Instagram. O recurso ‘limite de tempo diário’ exibe uma notificação quando você atinge o seu limite diário pré-definido. Já a nossa mais nova ferramenta, “Faça uma Pausa”, mostra lembretes em tela cheia encorajando as pessoas a fazerem uma pausa no uso do aplicativo após determinado período de tempo navegando, incluindo intervalos de 10 minutos. Mudamos as opções de ‘limite de tempo diário’ para evitar o envio de múltiplas notificações às pessoas ao mesmo tempo”, disse um porta-voz.

Via: Techcrunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.