O Files do Google, gerenciador de arquivos feito pelo próprio gigante das buscas, ganhou uma nova função que pode ajudar na hora de controlar o espaço interno dos celulares e tablets com Android: encontrar, filtrar e até remover aplicativos instalados no aparelho, mesmo para aqueles que chegaram por fora da Play Store.
Aos poucos o gerenciador de arquivos do próprio Google vai recebendo novos recursos, mais funções e novidades bacanas para facilitar a vida do usuário. A adição mais recente está escondida na aba “Procurar”, em um menu chamado “Apps”.
Leia também
- Android vai ficar mais parecido com iOS. E isso é um enorme problema para o Facebook
- Cores do Material You chegarão a mais smartphones Android 12, diz Google
- Android 13 ganha primeiro beta com temas para ícones, mais privacidade e mais

Neste local, o Files do Google mostra a quantidade de memória ocupada por todos os programas e jogos instalados, podendo ordenar a lista de acordo com apps não utilizados, games e até mesmo quais dos presentes são os mais pesados. O usuário pode até mesmo combinar mais de um separador ao mesmo tempo – como exibir apenas os jogos em ordem de tamanho, ou os games menos abertos.
Files do Google lista até jogos esquecidos e grandes
No topo da tela foram criados mais separadores, garantindo espaço reservado para aplicativos do próprio sistema operacional e também listando apenas os programas instalados por fora da Play Store, não importando a fonte do instalador.
Se você nunca usou o Files do Google, este novo local precisa de autorização do usuário para poder calcular a quantidade de espaço utilizada pelos apps. Seja para apenas os programas do cotidiano, ou dos reservados para o próprio sistema operacional, indo até aos instalados por fontes terceiras.
Este último consegue detalhar até mesmo um arquivo apk inserido pelo computador, ou compartilhado por outro celular.
O update para o Files do Google já está disponível para todos na Play Store, com a atualização começando a chegar a partir do final de dezembro do ano passado. Muito provavelmente você tem este explorador de arquivos e apps dentro do seu Android, mas se não tiver é só clicar aqui para baixar.
Via: Android Police.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!